Análises
Tome a decisão (Robson Nascimento)

Após esse trabalho junto, cada grupo e seus integrantes começaram a buscar a solidificação de seus ministérios. A Banda Rara foi a primeira a despontar ao lançar o cd Humanidade que trazia o clássico “Estrela da manhã”. Robson Nascimento, que já fez back vocal para artistas de renome da música brasileira (Fábio Junior, Chitãozinho e Chororó, Vanessa Camargo, etc...), despontou para o cenário gospel nacional ao gravar um dueto com Aline Barros (recém saída da Comunidade Evangélica de Vila Penha) no cd Comunhão e adoração. A música? Outro clássico evangélico, “Senhor tu me sondas (Salmo 139)”.
A partir daí Robson compartilha o dom que Deus o deu nos mais diversos estilos musicais. Desde Cezar Albert, onde ele canta “Os céus manifestam” até Dj Alpiste (Vencer o mal).
Tome a decisão é o segundo trabalho solo de Robson em parceria com o coral Just Sing choir. Metade do cd foi gravado ao vivo, assim como o anterior (Ele Virá) e a outra metade foi gravada em estúdio. O encarte traz as letras, fotos da gravação, ficha técnica e agradecimentos. Na capa, Robson e seu simpático sorriso.
Antes e depois é um groovão em Am (lá menor) que abre o cd com chave de ouro. Impossível ficar parado. Para comentar a letra vou usar um parágrafo do livro “O Jesus que eu nunca conheci”. “Quando liguei o meu pc hoje de manhã, o Microsoft Windows piscou a data, implicantemente reconhecendo que, quer você creia, quer não, o nascimento de Jesus foi tão importante que dividiu a história em duas partes. Tudo que aconteceu neste planeta encaixa-se em uma categoria de antes ou depois de Cristo. – Philip Yancey”.
Mantendo o swing anterior, Por tudo que és não deixa a peteca cair. Essas duas primeiras faixas por si só já valem o cd. Mas a boa noticia é que ainda teremos mais canções de ótima qualidade.
Em Esse é seu nome o clima da uma caidinha, mas a banda mantém a levada funkeada, cheia de síncopes. Robson canta os nomes por qual o Senhor Jesus é chamado na Bíblia. “Príncipe da paz, Salvador, Alfa e Omega, começo e fim, etc...”.
Naquela manhã é faixa que eu mais gosto. É uma das 2 únicas músicas em que Robson não é o crooner. Interpretada por Willian Aquino essa canção possui uma levada pop que distoa em relação às levadas das outras canções gravadas, mas surpreende pelo arranjo instrumental e vocal. A letra versa sobre arrebatamento e da nossa esperança em Cristo. “Desfrutar a vida eterna ao lado do Pai”.
A faixa seguinte, Robson, coral e banda interpretam uma versão dance para Ele virá. Faixa título do trabalho anterior. Na verdade funciona como uma vinheta.
Voltando para a atmosfera contemplativa da terceira faixa chegamos a Fala-me. Seria a faixa mais enjoativa do cd, mas o coral consegue a proeza de tornar uma letra de 4 frases numa música interessante.
Sou Teu Deus tem uma introdução ótima e uma harmonia excelente. O refrão é cantado em 1º pessoa (como se fosse Deus falando). “Sou Teu Deus e Rei, por onde for lá estarei”. Nas estrofes Robson ministra a igreja sobre o sacrifício do Senhor Jesus.
Abrindo o lado B, a parte gravada em estúdio, temos um arranjo piano solo para Tu és fiel, hino tradicional do Cantor Cristão muito bem executado por Sidnei Brito (ex-Semeador).
Após um breve interlúdio chegamos a faixa título. Tome a decisão começa com um rap muito bem interpretado por Tina (esposa do Dj Alpiste). É outro groovão no estilo da primeira faixa. Impossível ficar parado. “Tome a decisão da sua vida. Jesus põe a mão nessas feridas. Vem pra frente então, não tenha medo. Viver com Jesus é bom demais”. É a música que eu mais ouço.
Mais um interlúdio e chegamos a Mais que vencedor. A partir daqui as músicas mantém os ótimos arranjos vocais e a banda mantém o ritmo funkeado com convenções e grooves, mas tudo numa interpretação lenta. A subida de clima e ministração no final com Robson e Coral é ótima. Como não deveria ficar se fosse gravado ao vivo heim?
Teu amor por mim é uma bela canção de entrega. “O Teu amor me constrange, o Teu calor me aquece, o Teu perdão me favorece, Tua por mim não enfraquece”. O final segue a linha-subida-de-clima da faixa anterior.
Mais um interlúdio e desfrutamos do Cântico de Madalena. Interpretada por Gláucia Carvalho (esposa do pianista Sidnei Brito, que em 2002 lançou o ótimo cd “Porto”), Robson e Rogério Carvalho. Versa sobre o amor de Jesus pelos “excluidos”, como se fosse cantada pela própria Maria Madalena. Letra ótima, arranjo melhor ainda.
Quem é o dono deste amor traz de volta a swing do Just Sing, mas desta vez sem a participação do Robson. Essa é mais uma canção que versa sobre o incomparável amor do soberano Jesus Cristo. A virtuosidade do Just Sing marca presença mais uma vez. Que Deus continue derramando sobre suas vozes e vidas bênçãos sem medida e que sua musicalidade continue transbordando sobre nós.
Um só Pai fecha o cd. Traz um arranjo meio latino programado eletronicamente. Mais uma sem o Robson e mais uma onde o Just Sing desfila seu talento.
Robson Nascimento é uma das vozes mais técnicas do cenário gospel nacional, além de ser um excelente ministro de louvor. Dá um play... faça um teste.
Ouças as músicas e saiba mais sobre: Robson Nascimento
Veja também no Super Gospel:
- ZÉZIIN e convidados lançam “Atos e fatos” pela Trindade Records
- Gabriell Júnior lança novo single "O Trono É Seu" e convida à entrega total a Deus
- Tribo Galileia, Tom Calvário e Israel Rapper lançam “ATOS 3” Pela Trindade Records
- Theo Rubia e Felipe Rodrigues lançam nova versão da canção “Tu és tudo o que tenho" AO VIVO no Espírito Santo

Roberto Azevedo
Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.
Comentários
Para comentar, é preciso estar logado.
Faça seu Login ou Cadastre-se
Se preferir você pode Entrar com Facebook