Análises
Tivemos acesso ao segundo disco de Luciano Claw - Inexplicável. Confira nosso review.

O repertório conta com grandes nomes da música gospel tais como: Paulo Cesar Baruk, Leonardo Gonçalves, Pregador Luo, Daniela Araujo, Thiago Grulha, Lito Atalaia e Coral Resgate, dando assim um toque todo especial a este cd.
O ministério de Luciano se iniciou ao final dos anos 90, quando ele fazia parte de um grupo de louvor da Igreja Unida na zona leste - SP, onde começou a fazer participações em CDs de vários grupos e cantores como groove soul, apocalipse 16, Paulo C. Baruk entre outros. Antes dessa época ele já atuava como músico acompanhante de vários ministérios como tecladista e diretor musical.
Seus trabalhos mais recentes em estúdio ou apresentações ao vivo foram: Ron Kenoly Jr.(filho do Pr. Ron Kenoly e integrante da dupla Kenoly Brothers), "Multiforme" de Paulo C. Baruk, "Árvore de Bons frutos" do Pregador Luo, Jeanne Mascarenhas, Pr Joe Vaconcelos, “Musica Sagrada” de Daniel Ribeiro(Panthro), Alexandre Malaquias, Lito Atalaia ao vivo CD/DVD, "A espera de um milagre" de Ton Carfi, “Simples” da banda Dream Voices, ”Simplesmente Servo” de Rodrigo Mozart, Pr. Michael Mccurtis (EUA), entre outros,.
Inexplicável é um resumo de muitas coisas que o cantor e sua esposa viveram e aprenderam durante o ano de 2009. “Deus nos proporcionou experiências profundas com Ele, e nesse tempo pudemos provar o quanto é “Inexplicável” o amor e a soberania Dele sobre nós”. Em resumo, o álbum é resultado de um grande amadurecimento ministerial e profissional do cantor.
Num contexto musical, o álbum anterior – Sentimentos - possui um repertório um pouco mais jovem, voltado pra soul music e adoração. Já Inexplicável vem com um repertório um pouco mais congregacional, além de conter algumas canções já conhecidas das igrejas.
A gravação abre com Eu vejo a glória. É muito bom ouvir um cd e já na primeira faixa verificar uma harmonia que foge dos clichês harmônicos usados atualmente. O hino é bem congregacional e versa sobre o poder de Deus para nos curar, nos libertar e nos guiar. Com certeza uma boa pedida para inicio de ministração de louvor nas igrejas locais.
Um dos pontos altos do repertório é o ritmo afro-caribenho de Lute. A letra disserta sobre fé e perseverança. A salsa é um ritmo, baseado em claves (não confundir com o símbolo musical que dá nome as notas na partitura), é um ritmo pouco explorado pelos Ministérios, mas não há como negar que os montunos e tumbaos deixam qualquer música com um charme todo especial. Quando a melodia ajuda então, fica lindo. Nota 10!
Eis me aqui é uma oração que trata sobre disponibilidade. Destaque para as coberturas do naipe de cordas e do back vocal desde o início do tema e para a dinâmica do instrumental do meio para o fim.
A seguir temos a primeira participação do álbum. Paulo Cesar Baruk e Luciano Claw interpretam a balada Me entregar que aborda o tema segurança e confiança.
Na faixa cinco ouvimos uma adaptação de Luciano para o hino tradicional Meu tributo. Destaque para a ponte do turn around final. Um dos melhores momentos do repertório.
Milagre em sua vida faz alusão às intervenções divinas de Jesus, narradas no novo testamento, fazendo um paralelo de fé e esperança para o ouvinte da canção. Combinação suave de harmonia, melodia e letra.
Na seqüência ouvimos a segunda participação do disco. Daniela Araújo e Luciano Claw fazem um dueto envolvente em Te agradeço. Conduzida ao fundo por um loop, tem como destaque o acompanhamento harmônico e melódico do piano. Conta ainda com cobertura de cordas sampleadas.
“I give you my heart” é um louvor do Hillsong que já foi gravado por Aline Barros, Dany Grace, David Quinlan, Comunidade da Zona Sul, Adoração e Adoradores, Comunidade Evangélica de Maringá, Igreja Batista Shalon e Chris Duran. Luciano Claw entre na lista com sua versão de Toma o meu coração que possui uma levada mais pop.
A seguir temos a terceira participação do cd. Thiago Grulha e Luciano Claw interpretam Dependo de Ti que é uma oração cantada em verso e prosa. Destaque para as intervenções melódicas da guitarra.
Na faixa 10 Luciano interpreta sua versão para o hino Perdoado Além da emocionante interpretação, o cantor arranjou, tocou piano, fez as coberturas e mixou a música.
Na seqüência ouvimos a quarta participação do álbum. Leonardo Gonçalves e Luciano Claw cativam o ouvinte com os melismas de Tu que estás assentado.
“Vou morrer para a morte e renascer para a cruz” Vida é um momento de arrependimento e reconhecimento da suficiência de Cristo em nossa vida.
Como foi dito no começo do texto, foi em meio as gravações deste cd que o casal viveu o ápice dos sentimentos que um casal pode viver, passando por fortes experiências familiares e espirituais. Sendo assim, não poderia ficar de fora Teu olhar que é uma bela canção romântica.
Quem sentiu falta da pegada black music do cantor vai gostar do r & b Quem pode livrar. Destaque para a levada swingada do instrumental e para o solo de Rhodes. Somzeira!
“Mesmo com todos os defeitos nós somos os maiores milagres que já aconteceram neste universo. O único problema é que ainda não entendemos isso”. As intervenções divinas aqui no mundo material é o tema de Milagres acontecem. Destaque para a singularidade das interpretações, tanto nos versos de Lito Atalaia e Luo, quanto na pegada soul de Luciano Claw, que também é o responsável pelo arranjo. A música foi gravada originalmente no cd “Apocalipse 16 apresenta”, mas aqui ele vem com mais guitarras em relação a versão original.
Pra fechar a gravação com chave de ouro entoamos a empolgante Alpha e Omega com a marcante participação do Coral Resgate. Foi gravado ao vivo na Igreja de Deus em Cristo Resgate para a Vida – SP. Destaque para as coberturas de órgão e para o Coral Resgate, que dispensa maiores comentários.
No dia 11 de abril de 2011, Luciano Claw gravou seu primeiro CD/DVD, intitulado Por amor a Ti, com participação de Paulo Cesar Baruk, Pragador Luo, Thiago Grulha e Coral Resgate.
O CD tem o lançamento previsto para junho/2011 e o DVD tem o lançamento previsto para setembro/2011 na Expo Cristã 2011, em São Paulo.
Só nos resta aguardar...
Ouças as músicas e saiba mais sobre: Luciano Claw
Veja também no Super Gospel:
- ZÉZIIN e convidados lançam “Atos e fatos” pela Trindade Records
- Gabriell Júnior lança novo single "O Trono É Seu" e convida à entrega total a Deus
- Tribo Galileia, Tom Calvário e Israel Rapper lançam “ATOS 3” Pela Trindade Records
- Theo Rubia e Felipe Rodrigues lançam nova versão da canção “Tu és tudo o que tenho" AO VIVO no Espírito Santo

Roberto Azevedo
Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.
Comentários
Para comentar, é preciso estar logado.
Faça seu Login ou Cadastre-se
Se preferir você pode Entrar com Facebook