Análises
Tempo de restituição (David Fantazzini)

Em 1991 já fazia parte da Orquestra Filarmônica da Igreja Assembléia de Deus Nipo-Brasileira tocando saxofone. Mais tarde como membro da Igreja Renascer em Cristo, David foi um dos criadores da banda Praise Machine, onde atuou como vocalista e líder da banda durante 5 anos. Entre suas diversas atuações no mercado musical brasileiro (gospel e secular), Fantazzini alcançou notoriedade nacional ao participar da primeira edição do programa Fama na Rede Globo de Televisão.
A partir daí, David se tornou membro da Igreja Bola de Neve e tem se dedicado de forma integral ao Ministério de Louvor. Seu primeiro disco solo, lançado pela Kether Music, denominado Amigo de Deus foi muito bem recebido pelo publico evangélico.
No final de 2005 foi lançado Tempo de Restituição, desta vez com o auxílio da Line Records na distribuição. “Tempo” é um álbum bem eclético, que traz ótimas melodias muito bem interpretadas pelo inconfundível timbre deste adorador.
Adonai, El Shadai, Teu é o reino dá inicio ao repertório em clima de júbilo e exaltação ao Senhor e Rei Jesus. A canção traz um instrumental muito bom com destaques para o baixo e para o teclado.
A letra é versada sobre uma harmonia “plagal” e chega lembrar um pouco as canções de Davi Silva do Ministério Casa de Davi. Com certeza esta canção tem tudo para ser parte integrante do repertorio dos ministérios de louvor de nossas igrejas.
Poder da fé traz uma letra sobre confiança cantada sobre uma belíssima melodia nas estrofes. O refrão vem com uma pegada “re té té”, muito explorado pela cantora pentecostal Cassiane. Destaque para a dinâmica de cordas no refrão e para extensão vocal de David no final da canção.
Somente Deus versa sobre o refrigério que temos a partir do momento que passamos a viver em constante reconhecimento de Sua presença em nossa vida. Destaque para o back vocal no final da canção a partir da subida de tom.
Ele vem de Judson Oliveira ganha um arranjo interessante. Em grande parte o louvor é conduzida por uma vibrante pegada de violão com detalhes de gaita preenchendo os espaços ao lado de uma guitarra dando uma nuance pop-rock.
Não consigo versa sobre reconhecimento da soberania de Deus.
A faixa título, É tempo de restituição volta ao clima de celebração e júbilo da primeira canção. Pop rock prato-cheio-para-o-ministro-de-louvor-interagir-com-a-igreja.
Além da fumaça é outra bela canção de adoração com uma levada mais contemplativa. Destaque para o solo de guitarra e para o vocalista que divide os vocais com David no refrão. Fantazzini aproveita o turn around final para um momento de ministração e faz menção as palavras de Moisés no episódio da Sarça ardente. “Não me faças ir se o Senhor não for comigo”.
Não vou recuar é uma canção de confiança em Deus e motivação que devemos buscar através do Espírito Santo. Destaque para a pegada “jazz fusion” que antecede o final da canção.
Meu coração é uma bela canção romântica de autoria de David. Destaque para o solo de sax e para o incidental que antecede a volta ao refrão.
Tua misericórdia é um pop rock com nuances de blues executados pelo piano. Muito boa mesma.
Precious Jesus é outra canção de autoria de David. Cantada em inglês explora as possibilidades fonéticas da língua inglesa que reconhecidamente possui muitos fonemas interessantes. Traz uma rápida ministração quase no final com um clima afro-americano tão bom que ficamos imaginando como seria se tivesse sido gravada ao vivo.
O sol, também de autoria de Fantazzini, traz a letra mais poética da gravação. Em clima de soul esta é a canção que eu mais gostei. Tem uma levada cativante e envolvente ao lado de um competente solo de guitarra e de um naipe de metais muito bom, mas que poderia ter sido mais explorado.
Sobre um arranjo maravilhosamente orquestrado, desde a introdução até a nota final, David interpreta o conhecido hino de Azmaveth C. da Silva, Eu navegarei.
Glórias a Deus pela vida de Davi e de Wesley Ros, responsável pelos arranjos e regência, de todas as canções, e principalmente desta última.
Que venha o terceiro. De preferência ao vivo.
E com registro em dvd.
Pra quem tem acompanhado as apresentações da David ministrando com o violão, sabe que não lhe faltam técnica vocal, nem instrumental e principalmente não lhe falta unção. Nos resta aguardar pois Deus sempre faz como melhor lhe apraz.
Ouças as músicas e saiba mais sobre: David Fantazzini
Veja também no Super Gospel:
- ZÉZIIN e convidados lançam “Atos e fatos” pela Trindade Records
- Gabriell Júnior lança novo single "O Trono É Seu" e convida à entrega total a Deus
- Tribo Galileia, Tom Calvário e Israel Rapper lançam “ATOS 3” Pela Trindade Records
- Theo Rubia e Felipe Rodrigues lançam nova versão da canção “Tu és tudo o que tenho" AO VIVO no Espírito Santo

Roberto Azevedo
Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.
Comentários
Para comentar, é preciso estar logado.
Faça seu Login ou Cadastre-se
Se preferir você pode Entrar com Facebook