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Série de artigos sobre Leis de Incentivos à cultura - parte 5 - Como elaborar um projeto

Semanalmente recebo ligações e email de inúmeros locais do Brasil. Muitos têm duvidas se podem inserir projetos na linha gospel nas Leis de Incentivos à Cultura.
De acordo com o artigo da Lei Rouanet, toda musica é cultura. Portanto, a Musica Gospel também é cultura.
Existem inúmeros projetos aprovados pela Lei Rouanet. Às vezes enfrentamos algumas dificuldades. Mas acredito que a maior dificuldade está em quem elabora. Não podemos elaborar projetos com a linguagem “crentes”, que usamos na igreja. O Governo não é religioso, e sim laico e só aprova projetos com foco cultural.
Já no Estado do Rio de Janeiro, temos mais facilidade de aprovar os projetos. O Projeto de Lei dos Deputados Albertassi e Piciani, sancionada em setembro de 2010 pelo Gov. Sergio Cabral, deu uma visibilidade maior na Música Gospel no estado.
Mesmo se um projeto cair em diligencia temos como responder com recursos.
A minha maior preocupação no seguimento gospel é a falta de conhecimento.
A proposta dos Workshops Culturais é sanar essa dificuldade e muitas outras.
Creio que estamos avançando, nas duas primeiras turmas mais de 60 pessoas participaram e já vemos bons resultados.
Nos dias 27/08, 03/09 e 10/09 realizaremos o terceiro Workshop de Produção Cultural no Rio e o primeiro em São Paulo nos dias 24 e 25 de setembro.
Maiores informações no site www.agendaculturalbrasil.com
Como elaborar um projeto?
Perguntas fundamentais: O que é o projeto (o que pretende fazer)? Por que foi pensado e proposto (importância do projeto)? Quem o desenvolverá (principais envolvidos e suas funções)? Como será realizado? Quando e onde? Quanto custará? Como será divulgado?
Identificação do Projeto: Título - Segmento Cultural - Período de Realização e Local
Título é o nome do projeto, deve ser curto, claro e objetivo, os títulos de projetos em continuação devem ter a edição identificada.
Segmento Cultural pede-se a especificação dos segmentos artísticos envolvidos (ex.: dança, circo, música instrumental, museu de rua, artesanato, edição de livros, CDs, etc.);
Período de realização são as datas previstas para o início e o final da execução do projeto (dia e mês se possível).
Locais de realização tratam das salas, teatros, espaços de execução do projeto em cada município envolvido.
Apresentação / Descrição
• O que é o projeto?
• Qual seu objetivo geral?
• Quando e onde será realizado?
• Quais são os principais envolvidos?
• Qual o público-alvo?
Na apresentação é preciso descrever o OBJETO do projeto.
Atenção: O objeto é uma “ação ou atividade cultural” e, por isso, acontece em um lugar, em determinado período, é realizado por uma pessoa ou um grupo de pessoas, por determinadas razões, podendo estar associado a conceitos ou a movimentos artístico-culturais tradicionais ou contemporâneos.
Como fazer: A apresentação ou descrição é uma síntese do projeto. Comece com um histórico do projeto (da ação ou atividade a ser realizada), descreva como surgiu a idéia de realizá-lo, qual a sua importância, número de pessoas envolvidas, principais objetivos, a qual público se destina e, finalmente, em que período e local ocorrerá.
Apresentar uma Sinopse do projeto – resumo (máximo 10 linhas) do que propõe realizar o projeto.
Objetivos
• O que pretende com o projeto? Que impacto se pretende causar? Que ações se pretende realizar para alcançar este impacto?
• Qual o objetivo geral e os específicos do projeto?
Os objetivos devem expor os resultados que se pretende atingir, os produtos finais a serem elaborados, benefícios da ação ou atividade cultural proposta, se possível a curto, médio e longo prazo.
Atenção: Um projeto pode ter mais de um objetivo, geralmente tem-se um objetivo geral e outros específicos (decomposição do geral), mencione todos, tendo o cuidado de formular objetivos específicos que contribuam para o alcance do objetivo geral e que, também, possibilitem verificação do cumprimento do projeto.
Como fazer: Faça um pequeno parágrafo com o objetivo geral e organize em tópicos os específicos.
Os objetivos devem iniciar com um verbo, ser claros e sucintos.
Identificar as motivações do projeto, apontando os resultados esperados com a sua realização. ex: Promover o acesso às técnicas circenses por parte de públicos não tradicionais; difundir manifestações culturais de origens étnicas e regionais.
Justificativa
• Em que contexto se insere o projeto?
• Qual sua importância/oportunidade neste contexto?
• Por que foi pensado e proposto?
• Qual seu histórico?
• Qual o diferencial do projeto?
• Qual a experiência do proponente?
• Já foram desenvolvidas outras ações para este público pelo proponente?
Na justificativa devem ser apresentadas as razões para a realização do projeto.
O que te levou a elaborar o projeto?
Atenção: Além de explicitar as razões pelas quais se tomou a iniciativa de realizar o projeto proposto, é preciso enfatizar quais circunstâncias favorecem a sua execução, o justificam e o diferenciam, e também quais suas contribuições para o desenvolvimento cultural do público ao qual se destina ou da localidade/região na qual se insere.
Como fazer: Este é o momento de convencimento da importância do projeto e da capacidade do proponente em realizá-lo.
Cuidado para não se perder em detalhes que não estão diretamente vinculados ao projeto, dê ênfase aos seus principais atributos.
Lembre-se que o projeto deve ser justificado culturalmente.
Fale dos seus principais atributos tais como: sua criatividade, contemporaneidade, tradição, irreverência, popularidade, entre outros.
Justificar a importância do projeto cultural apresentado.
Seja em relação ao desenvolvimento cultural do Estado salientando os benefícios que o projeto trará para a produção e difusão de bens e serviços culturais, suas características intrínsecas de originalidade, inovação estética, excelência, qualidade.
Seja quanto à importância para a sociedade, referindo-se ao modo como o projeto trata de dar resposta a questões como memória, patrimônio simbólico, a democratização do acesso à cultura, a integração com outros agentes e criadores, a proximidade com seus públicos, a oferta de alternativas qualificadas de lazer, etc.
Seja nas razões de escolha do financiamento pelo Sistema, justificando os motivos porque o projeto precisa incentivo.
Na justificativa devem ser apresentadas as razões para a realização do projeto.
Fontes e Pesquisas:Fundação Cultural da Bahia, www.lic.rs.gov.br
Bom, depois de tantas dicas, impossível não começar a elaborar.
Semana que vem mais conteúdo de elaboração.
Deus abençoe!
Verônica Brendler
Produtora e Assessora de Imprensa
Tel: 21 - 3547 0121
Cel: 21 - 7872 3540 id 10*9925
veronicaprodutora@gmail.com
veronicabrendler.blogspot.com
www.agendaculturalbrasil.com
De acordo com o artigo da Lei Rouanet, toda musica é cultura. Portanto, a Musica Gospel também é cultura.
Existem inúmeros projetos aprovados pela Lei Rouanet. Às vezes enfrentamos algumas dificuldades. Mas acredito que a maior dificuldade está em quem elabora. Não podemos elaborar projetos com a linguagem “crentes”, que usamos na igreja. O Governo não é religioso, e sim laico e só aprova projetos com foco cultural.
Já no Estado do Rio de Janeiro, temos mais facilidade de aprovar os projetos. O Projeto de Lei dos Deputados Albertassi e Piciani, sancionada em setembro de 2010 pelo Gov. Sergio Cabral, deu uma visibilidade maior na Música Gospel no estado.
Mesmo se um projeto cair em diligencia temos como responder com recursos.
A minha maior preocupação no seguimento gospel é a falta de conhecimento.
A proposta dos Workshops Culturais é sanar essa dificuldade e muitas outras.
Creio que estamos avançando, nas duas primeiras turmas mais de 60 pessoas participaram e já vemos bons resultados.
Nos dias 27/08, 03/09 e 10/09 realizaremos o terceiro Workshop de Produção Cultural no Rio e o primeiro em São Paulo nos dias 24 e 25 de setembro.
Maiores informações no site www.agendaculturalbrasil.com
Como elaborar um projeto?
Perguntas fundamentais: O que é o projeto (o que pretende fazer)? Por que foi pensado e proposto (importância do projeto)? Quem o desenvolverá (principais envolvidos e suas funções)? Como será realizado? Quando e onde? Quanto custará? Como será divulgado?
Identificação do Projeto: Título - Segmento Cultural - Período de Realização e Local
Título é o nome do projeto, deve ser curto, claro e objetivo, os títulos de projetos em continuação devem ter a edição identificada.
Segmento Cultural pede-se a especificação dos segmentos artísticos envolvidos (ex.: dança, circo, música instrumental, museu de rua, artesanato, edição de livros, CDs, etc.);
Período de realização são as datas previstas para o início e o final da execução do projeto (dia e mês se possível).
Locais de realização tratam das salas, teatros, espaços de execução do projeto em cada município envolvido.
Apresentação / Descrição
• O que é o projeto?
• Qual seu objetivo geral?
• Quando e onde será realizado?
• Quais são os principais envolvidos?
• Qual o público-alvo?
Na apresentação é preciso descrever o OBJETO do projeto.
Atenção: O objeto é uma “ação ou atividade cultural” e, por isso, acontece em um lugar, em determinado período, é realizado por uma pessoa ou um grupo de pessoas, por determinadas razões, podendo estar associado a conceitos ou a movimentos artístico-culturais tradicionais ou contemporâneos.
Como fazer: A apresentação ou descrição é uma síntese do projeto. Comece com um histórico do projeto (da ação ou atividade a ser realizada), descreva como surgiu a idéia de realizá-lo, qual a sua importância, número de pessoas envolvidas, principais objetivos, a qual público se destina e, finalmente, em que período e local ocorrerá.
Apresentar uma Sinopse do projeto – resumo (máximo 10 linhas) do que propõe realizar o projeto.
Objetivos
• O que pretende com o projeto? Que impacto se pretende causar? Que ações se pretende realizar para alcançar este impacto?
• Qual o objetivo geral e os específicos do projeto?
Os objetivos devem expor os resultados que se pretende atingir, os produtos finais a serem elaborados, benefícios da ação ou atividade cultural proposta, se possível a curto, médio e longo prazo.
Atenção: Um projeto pode ter mais de um objetivo, geralmente tem-se um objetivo geral e outros específicos (decomposição do geral), mencione todos, tendo o cuidado de formular objetivos específicos que contribuam para o alcance do objetivo geral e que, também, possibilitem verificação do cumprimento do projeto.
Como fazer: Faça um pequeno parágrafo com o objetivo geral e organize em tópicos os específicos.
Os objetivos devem iniciar com um verbo, ser claros e sucintos.
Identificar as motivações do projeto, apontando os resultados esperados com a sua realização. ex: Promover o acesso às técnicas circenses por parte de públicos não tradicionais; difundir manifestações culturais de origens étnicas e regionais.
Justificativa
• Em que contexto se insere o projeto?
• Qual sua importância/oportunidade neste contexto?
• Por que foi pensado e proposto?
• Qual seu histórico?
• Qual o diferencial do projeto?
• Qual a experiência do proponente?
• Já foram desenvolvidas outras ações para este público pelo proponente?
Na justificativa devem ser apresentadas as razões para a realização do projeto.
O que te levou a elaborar o projeto?
Atenção: Além de explicitar as razões pelas quais se tomou a iniciativa de realizar o projeto proposto, é preciso enfatizar quais circunstâncias favorecem a sua execução, o justificam e o diferenciam, e também quais suas contribuições para o desenvolvimento cultural do público ao qual se destina ou da localidade/região na qual se insere.
Como fazer: Este é o momento de convencimento da importância do projeto e da capacidade do proponente em realizá-lo.
Cuidado para não se perder em detalhes que não estão diretamente vinculados ao projeto, dê ênfase aos seus principais atributos.
Lembre-se que o projeto deve ser justificado culturalmente.
Fale dos seus principais atributos tais como: sua criatividade, contemporaneidade, tradição, irreverência, popularidade, entre outros.
Justificar a importância do projeto cultural apresentado.
Seja em relação ao desenvolvimento cultural do Estado salientando os benefícios que o projeto trará para a produção e difusão de bens e serviços culturais, suas características intrínsecas de originalidade, inovação estética, excelência, qualidade.
Seja quanto à importância para a sociedade, referindo-se ao modo como o projeto trata de dar resposta a questões como memória, patrimônio simbólico, a democratização do acesso à cultura, a integração com outros agentes e criadores, a proximidade com seus públicos, a oferta de alternativas qualificadas de lazer, etc.
Seja nas razões de escolha do financiamento pelo Sistema, justificando os motivos porque o projeto precisa incentivo.
Na justificativa devem ser apresentadas as razões para a realização do projeto.
Fontes e Pesquisas:Fundação Cultural da Bahia, www.lic.rs.gov.br
Bom, depois de tantas dicas, impossível não começar a elaborar.
Semana que vem mais conteúdo de elaboração.
Deus abençoe!
Verônica Brendler
Produtora e Assessora de Imprensa
Tel: 21 - 3547 0121
Cel: 21 - 7872 3540 id 10*9925
veronicaprodutora@gmail.com
veronicabrendler.blogspot.com
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