Análises

Rocha minha (Canto do céu)

Roberto Azevedo em 06/11/06 9762 visualizações
O Ministério Canto do Céu teve seu início no ministério de jovens da Igreja do Nazareno de Americana – SP, mais especificamente em Janeiro de 2000. Devido a necessidade de terem um ministério de Louvor e Adoração que atingisse o coração dos jovens e adolescentes de sua cidade, resolveram investir nos jovens e adolescentes que embora na época não tivessem tanta qualidade técnica, mostravam uma profunda paixão pelo Senhor.

Depois de muitas experiências de Adoração e intimidade nas inúmeras ministrações no chamado “Cultão da Juventude” e nos Acampamentos, o Senhor começou a entregar aos membros do Ministério composições que traduziam em canções seu profundo desejo de agradá-lo e adorá-lo com intensidade e amor.

A medida em que o grupo amadurecia espiritual e musicalmente começaram um evento chamado “Canto do Céu” (o nome nasceu de uma de suas canções), com o desejo de chamar os jovens e o povo de Deus em geral a um compromisso com a Adoração ao Senhor. Seu objetivo é facilitar uma atmosfera onde os corações sintam-se à vontade ao expressar o amor pelo Amado de nossas almas.

Todas canções têm o objetivo de expressar declarações de amor e proclamar o anseio pelo retorno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

O primeiro álbum do grupo, denominado Canto do céu, foi gravado ao vivo na Igreja do Nazareno em Americana-SP em setembro de 2004. Em dezembro do mesmo ano, no Teatro de Arena Elis Regina, as 12 faixas foram registradas em um culto ao vivo que gerou um ótimo dvd muito bem editado, com legendas, making off e entrevistas.

O segundo trabalho, Rocha minha, lançado recentemente também foi gravado ao vivo no Teatro Elis Regina, Americana-SP em 03 de junho de 2006. Desta vez foi realizado simultaneamente o registro para cd e dvd. O cd traz 10 faixas e o dvd traz 14 mais 2 faixas bônus, além de legendas, making off, entrevistas e galeria de fotos.

O Pastor e Ministro de Louvor Mateus Ferraz de Campos, além de fundador do Ministério, atua também como articulista e membro do conselho editorial da Revista Impacto. Suas canções são bem expressivas. Poéticas, melódicas e não abusam dos clichês evangélicos.

O encarte de 8 faces foi muito bem produzido. Os efeitos estão bem distribuídos evitando aquela “sujeira” visual. Traz todas as letras, ficha técnica e uma palavra do Ministério sobre a missão que receberam de Deus.

Bendito Aquele que vem dá início ao culto com uma canção de celebração com uma pegada pop rock que cita o Salmo 118:16.

Venha o Teu reino mantém a pegada pop-rock da canção anterior. O arranjo bem trabalhado traz um envolvente loop de guitarra. A mudança de ritmo de pop-rock pra ska no meio da canção ficou bem legal, mas poderia ter durado um pouco mais.

Teu amor é para sempre é um belo hino de exaltação ao amor incondicional que Deus tem pelos seus filhos. Destaque para o arranjo final que traz uma levada latina balançante.

Filho de Deus dá início a um momento mais contemplativo da gravação. É uma canção de exaltação a Jesus que cria um maravilhoso momento de contrição e entrega.

Um piano virtuosamente interpretado por Denis Cavancanti Talasso prepara o ambiente para Nada sem Ti. O hino interpretado por Carolina Levak da seqüência ao momento de contrição e entrega da faixa anterior. É uma das canções que mais me tocou, pois versa sobre João 15:5 (Sem Ti nada podemos fazer), Salmo 87:7 (Todas as minhas fontes estão em Ti), João 3:27 (Nada temos que do céu não nos seja dado). A mudança de clima e a subida de tom no final dão um toque a mais nesta belíssima canção.

A faixa que dá título ao cd, Rocha minha, traz uma letra cheia de poesia. Começa em clima de balada com a canção sendo guiada por uma pegada de piano forte e cativante e após uma bela “ponte” executada pelas guitarras termina cheia de pressão em clima de pop-rock. Excelente!

Uma ministração reflexiva baseada na letra da canção Rocha minha termina este momento mais contemplativo do culto.

Com uma pegada mais progressiva Vem pra mim traz mais um arranjo muito bem trabalhado. O hino alterna nuances de dinâmica entre as estrofes (mais cadenciada) e o refrão (mais pesado) e cria um efeito muito legal.

Sopra em mim vem com uma levada cadenciada com a bateria dando ênfase ao terceiro tempo. Apesar de ser uma canção de adoração numa levada mais lenta fica aquela sensação de que se ela fosse um pouquinha mais rápida ficaria melhor. Destaque para o belo solo de guitarra que traz um timbre bonito e que apesar de ser simples é bem melódico e se encaixa na proposta da canção.

Grande companheiro dá fim a gravação. Uma bateria seqüenciada divide as atenções ao lado de vários riffs de guitarra que se alternam no decorrer da canção.

Mais uma grata surpresa vinda do interior de Sampa. Trabalho de qualidade musical e espiritual. Que Deus continue direcionando nossos irmãos e que venham outros ótimos momentos como esses.

Contatos e maiores informações: www.cantodoceu.com.br.

Até a próxima.
Rocha minha

(CD) 01/06


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Canto do céu

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook