Notícias
Rick Lira, do Soul Dreams, fala sobre ministério, música e produção

Nosso entrevistado de hoje é o músico, produtor musical e fundador do Soul Dreams, o tecladista Ricardo Lira, mais conhecido como Rick Lira.
Artistas como MV Bill, D.Black (remix Um minuto), Polegar,Dominó, Rhimena, Maurilio Santos, Coral Kadmiel(campinas),Banda The family, Banda Cusm, Swing Original, Kátia Nascimento, Leila Lins, Pra. Regina Palharin e Jussara Nunes fazem parte do currículum de produtor de Rick.
Como compositor, também possui participação no repertório de vários artistas do Gospel como Pr. Josias Isidoro, Soul Dreams, Kelly Lopes, Phedra Soul, entre outros.
Seu primeiro trabalho internacional aconteceu em 2008, numa proposta remix de Sergio Mendes feaut. com a cantora Fergie (Black Eyed Peas) Will I am – Look of Love.
Em 2009, ele abriu sua produtora, denominada "OTROS RUMOS", em parceria com o coordenador do SBT Marcelo Palma, numa proposta que envolve um conceito inovador e muito mais completo no que diz respeito à produção de um artista.
Confira abaixo o nosso bate papo.
Rick, quando e como foi o seu início na área do ministério de louvor?
Foi aos 9 anos de idade. Minha história com a música vem de familia. Meu avô era clarinetista,tocava jazz e meu pai era dirigente de louvor na igreja e tocava bateria.
Cresci com esta influência. Então meu pai, percebendo meu interesse pela música, me ensinou a tocar bateria. Aprendi rápido e logo comecei a tocar nos cultos. E ai, como quase todo músico de igreja, conheci e passei a tocar outros instrumentos, pensando em atender as necessidades do corpo de Cristo em que estava inserido. Foi aí que me identifiquei com o teclado por ele me proporcionar uma grande amplitude no universo musical.
Hoje em dia, você é muito requisitado para produzir, tanto no gospel, quanto no secular. Recentemente você decidiu abrir sua produtora. Poderia nos falar sobre essa nova fase?
Foi um presente de Deus, pois em tudo que me foi proposto a fazer sempre fiz com uma responsabilidade muito grande, pois está claro para mim que lido com sonhos, sonhos que não são meus e sim de quem me contrata, e é minha preocupação orientar não só na parte de áudio como também na carreira.
Foi quando conheci o Marcelo Palma, coordenador do SBT. Percebemos que tínhamos a mesma visão, quando resolvemos somar as forças envolvendo um conceito inovador e muito mais completo no que diz respeito à produção de um artista.
É um trabalho abrangente de criação de identidade áudio-visual do cantor, apostando nos novos talentos tanto do gospel, quanto do secular, visando conteúdo e excelência artística.
E em relação ao Soul Dreams. Quais são as novidades?
Mudamos um pouco a formação inicial. Hoje estamos procurando um novo perfil, levando em conta o ritmo acelerado de mudanças no mundo da música, onde tentamos corresponder, sem perder o foco para o qual fomos chamados que é a adoração e louvor, é nisto que precisamos nos aperfeiçoar: em agradar a Deus sempre!
Hoje temos 5 vocais, dando assim um suporte maior nas harmonias. Os arranjos das músicas estão mais congregacionais tendo em vista o que sempre foi nosso foco principal.
O dvd que chega agora neste primeiro semestre registra bem estas mudanças! Esperamos que edifique o coração de muitos como fomos edificados primeiramente por Deus.
Como você administra o Soul Dreams com as produções e participações em outros eventos?
Nas Produções tenho a facilidade de administrar meu tempo de acordo com a agenda semanal do estúdio, tendo assim um flexibilidade de horário que é adiministrado com os músicos tanto nas gravações, como nas mixagens.
Quanto aos eventos e ministrações do Soul Dreams, eles são em sua grande maioria nos finais de semana, onde evito trabalhar com produção por que minha prioridade é o ministério por que fui chamado por Deus.
Como você vê o cenário atual de louvor e adoração no Brasil, em termos de espiritualidade, letras de músicas e arranjos musicais?
Sou grato a Deus por ter modelos que me serviram de referência na área de louvor, gente em que ainda me espelho, como o Pastor Jaime Kemp ( Fundador dos Vencedores por Cristo), Asafe Borba e João Alexandre, onde aprendi que todos os textos das canções e hinos devem ser cristocêntricas, isto é, devem ser bíblicas, não importando os ritmos, a batida, o estilo, contanto que Deus seja glorificado, “ Por que tudo foi feito por ele e para ele”
Infelizmente esta não tem sido a preocupação de muitos, a glória de Deus tem sido substituída pela nossa, não importando a mensagem, Jesus tem sido apenas um pretexto para desfilar nossos talentos, e nossos dons não o tem exaltado.
Quais bandas congregacionais e não-congragacionais você ouve (em casa, no carro, etc)? Poderia citar quais te influenciaram no início do seu ministério e quais te influenciam hoje?
Eu era muito pequeno quando vi um video do Rev. James Moore e Mississippi Mass Choir, que foi um dos percussores nesta área (pelo menos de que temos registro). A partir dai me apaixonei por este tipo de ministração e me identifiquei demais.
Hoje ouço muitos que aprenderam com ele, a lista é grande! rs. Mas também posso citar: Byron Cage, William MurPhy, Yolanda Adam´s, Donnie McClurkin, Richard Smallwood e por ai vai.
Você acha certo o cristão ouvir música secular? Você acha que um músico cristão pode se influenciar em músicas seculares, ou bandas seculares para fazer uma música?
A Musica é uma arte, como pintar, dançar e etc. E em como qualquer expressão de artística, o que vc faz com ela ou com o seu talento, define a importância que ele tem em sua vida.
Existem trabalhos musicais seculares maravilhosos, pois a música universal é uma arte a ser admirada.
O que os músicos tem que se preocupar é: Que referência você procura? Quem esta tocando? No que ele acredita? Qual sua ideologia? O que sua letra diz? O que ele expressa com sua musica? Muitos que estão ai, tem letras satanistas e pregam em suas músicas o amor ao reino das trevas.
Pesquise a obra e a vida do artista que esta ouvindo, poucos são os que se preocupam com isto e podem estar enredados com demônios e nada sabem e não percebem que o mundo espiritual é real. Não podemos brincar com o que é sério.
Quando o músico procura uma referência, alguém com que ele se identifique, é muito bom. Só não pode esquecer a origem daquilo que gosta e ouve.
Um dos maiores levitas que a Bíblia relata foi Davi, um homem segundo o coração de Deus, ele possuía uma grande inspiração :
A Palavra de Deus era sua fonte, sua meditação. Era o alimento para sua alma e poesia em suas canções. Ele não cansa de bendizê-la, seus versos são maravilhosos. Eu o adimiro.
Se você tivesse que escolher dois conselhos para dar aos ministros de louvor – uma na área musical e outra na área espiritual – que conselhos você daria?
A Palavra do Senhor é clara, ela diz: "Tangei, Tangei bem", por isso o dom deve ser aprimorado a cada dia com estudo e dedicação, para se fazer o melhor para Deus. Realmente a música é muito mais transpiração do que inspiração e precisamos praticar, ensaiar e aperfeiçoar o dom que existe em nós.
Quanto a área espiritual, ou seja a adoração propriamente dita, o que poderia dizer que já não tenha sido dito? Conhecemos muito....praticamos pouco...Deus não precisa de adoração, nada do que façamos pode inflamar o ego divino, contudo, Ele procura adoradores e não adoração, sinto ser esta a grande diferença que podemos fazer hoje.
Nosso coração deve se encontrar com nosso criador em momentos de intimidade e adoração, com orações, canções, salmos, elogios, declarações, cheio de inteireza e fervor, afinal nosso Deus é Santo e perfeito. Esta é minha escolha diária, tenho colocado em prática em minha vida.
A cada dia mais vemos crescer o uso de meios eletrônicos, como o Twitter, o MySpace, Orkut, Youtube, entre outros, para divulgação do trabalho. O que você acha dessas novas opções de mídia?
Maravilhoso! E pensar que há pouco tempo atrás, pra você conseguir um material ou uma informação para divulgar um trabalho era quase uma batalha campal. rs!
Hoje temos excelentes ferramentas de propagação do evangelho e busca por conhecimento. Basta saber usar com sabedoria e discernimento tudo que nós e proposto.
Para encerrar, quais são os seus projetos, o que você espera no ano de 2010 para o seu ministério?
Tenho sede de Deus e de sua Palavra, e meu comprometimento com Ele e com seu reino hoje e de máxima importância em minha vida.
Cristo tem que chegar às pessoas que ainda não o conhecem. Verdadeiramente.
E pra este ano temos este projeto de trabalhar com a música para atrair pessoas que não conhecem a Jesus, então gostaríamos de pregar cantando, tocando e ministrando
Quero atrair a presença de Deus, para que toda visão distorcida da igreja e do Senhor possa ser restaurada. Sem dúvida a música é um grande instrumento para isto.
Maiores informações: www.myspace.com/ricklirasd e ricksouldreams@hotmail.com
Artistas como MV Bill, D.Black (remix Um minuto), Polegar,Dominó, Rhimena, Maurilio Santos, Coral Kadmiel(campinas),Banda The family, Banda Cusm, Swing Original, Kátia Nascimento, Leila Lins, Pra. Regina Palharin e Jussara Nunes fazem parte do currículum de produtor de Rick.
Como compositor, também possui participação no repertório de vários artistas do Gospel como Pr. Josias Isidoro, Soul Dreams, Kelly Lopes, Phedra Soul, entre outros.
Seu primeiro trabalho internacional aconteceu em 2008, numa proposta remix de Sergio Mendes feaut. com a cantora Fergie (Black Eyed Peas) Will I am – Look of Love.
Em 2009, ele abriu sua produtora, denominada "OTROS RUMOS", em parceria com o coordenador do SBT Marcelo Palma, numa proposta que envolve um conceito inovador e muito mais completo no que diz respeito à produção de um artista.
Confira abaixo o nosso bate papo.
Rick, quando e como foi o seu início na área do ministério de louvor?
Foi aos 9 anos de idade. Minha história com a música vem de familia. Meu avô era clarinetista,tocava jazz e meu pai era dirigente de louvor na igreja e tocava bateria.
Cresci com esta influência. Então meu pai, percebendo meu interesse pela música, me ensinou a tocar bateria. Aprendi rápido e logo comecei a tocar nos cultos. E ai, como quase todo músico de igreja, conheci e passei a tocar outros instrumentos, pensando em atender as necessidades do corpo de Cristo em que estava inserido. Foi aí que me identifiquei com o teclado por ele me proporcionar uma grande amplitude no universo musical.
Hoje em dia, você é muito requisitado para produzir, tanto no gospel, quanto no secular. Recentemente você decidiu abrir sua produtora. Poderia nos falar sobre essa nova fase?
Foi um presente de Deus, pois em tudo que me foi proposto a fazer sempre fiz com uma responsabilidade muito grande, pois está claro para mim que lido com sonhos, sonhos que não são meus e sim de quem me contrata, e é minha preocupação orientar não só na parte de áudio como também na carreira.
Foi quando conheci o Marcelo Palma, coordenador do SBT. Percebemos que tínhamos a mesma visão, quando resolvemos somar as forças envolvendo um conceito inovador e muito mais completo no que diz respeito à produção de um artista.
É um trabalho abrangente de criação de identidade áudio-visual do cantor, apostando nos novos talentos tanto do gospel, quanto do secular, visando conteúdo e excelência artística.
E em relação ao Soul Dreams. Quais são as novidades?
Mudamos um pouco a formação inicial. Hoje estamos procurando um novo perfil, levando em conta o ritmo acelerado de mudanças no mundo da música, onde tentamos corresponder, sem perder o foco para o qual fomos chamados que é a adoração e louvor, é nisto que precisamos nos aperfeiçoar: em agradar a Deus sempre!
Hoje temos 5 vocais, dando assim um suporte maior nas harmonias. Os arranjos das músicas estão mais congregacionais tendo em vista o que sempre foi nosso foco principal.
O dvd que chega agora neste primeiro semestre registra bem estas mudanças! Esperamos que edifique o coração de muitos como fomos edificados primeiramente por Deus.
Como você administra o Soul Dreams com as produções e participações em outros eventos?
Nas Produções tenho a facilidade de administrar meu tempo de acordo com a agenda semanal do estúdio, tendo assim um flexibilidade de horário que é adiministrado com os músicos tanto nas gravações, como nas mixagens.
Quanto aos eventos e ministrações do Soul Dreams, eles são em sua grande maioria nos finais de semana, onde evito trabalhar com produção por que minha prioridade é o ministério por que fui chamado por Deus.
Como você vê o cenário atual de louvor e adoração no Brasil, em termos de espiritualidade, letras de músicas e arranjos musicais?
Sou grato a Deus por ter modelos que me serviram de referência na área de louvor, gente em que ainda me espelho, como o Pastor Jaime Kemp ( Fundador dos Vencedores por Cristo), Asafe Borba e João Alexandre, onde aprendi que todos os textos das canções e hinos devem ser cristocêntricas, isto é, devem ser bíblicas, não importando os ritmos, a batida, o estilo, contanto que Deus seja glorificado, “ Por que tudo foi feito por ele e para ele”
Infelizmente esta não tem sido a preocupação de muitos, a glória de Deus tem sido substituída pela nossa, não importando a mensagem, Jesus tem sido apenas um pretexto para desfilar nossos talentos, e nossos dons não o tem exaltado.
Quais bandas congregacionais e não-congragacionais você ouve (em casa, no carro, etc)? Poderia citar quais te influenciaram no início do seu ministério e quais te influenciam hoje?
Eu era muito pequeno quando vi um video do Rev. James Moore e Mississippi Mass Choir, que foi um dos percussores nesta área (pelo menos de que temos registro). A partir dai me apaixonei por este tipo de ministração e me identifiquei demais.
Hoje ouço muitos que aprenderam com ele, a lista é grande! rs. Mas também posso citar: Byron Cage, William MurPhy, Yolanda Adam´s, Donnie McClurkin, Richard Smallwood e por ai vai.
Você acha certo o cristão ouvir música secular? Você acha que um músico cristão pode se influenciar em músicas seculares, ou bandas seculares para fazer uma música?
A Musica é uma arte, como pintar, dançar e etc. E em como qualquer expressão de artística, o que vc faz com ela ou com o seu talento, define a importância que ele tem em sua vida.
Existem trabalhos musicais seculares maravilhosos, pois a música universal é uma arte a ser admirada.
O que os músicos tem que se preocupar é: Que referência você procura? Quem esta tocando? No que ele acredita? Qual sua ideologia? O que sua letra diz? O que ele expressa com sua musica? Muitos que estão ai, tem letras satanistas e pregam em suas músicas o amor ao reino das trevas.
Pesquise a obra e a vida do artista que esta ouvindo, poucos são os que se preocupam com isto e podem estar enredados com demônios e nada sabem e não percebem que o mundo espiritual é real. Não podemos brincar com o que é sério.
Quando o músico procura uma referência, alguém com que ele se identifique, é muito bom. Só não pode esquecer a origem daquilo que gosta e ouve.
Um dos maiores levitas que a Bíblia relata foi Davi, um homem segundo o coração de Deus, ele possuía uma grande inspiração :
A Palavra de Deus era sua fonte, sua meditação. Era o alimento para sua alma e poesia em suas canções. Ele não cansa de bendizê-la, seus versos são maravilhosos. Eu o adimiro.
Se você tivesse que escolher dois conselhos para dar aos ministros de louvor – uma na área musical e outra na área espiritual – que conselhos você daria?
A Palavra do Senhor é clara, ela diz: "Tangei, Tangei bem", por isso o dom deve ser aprimorado a cada dia com estudo e dedicação, para se fazer o melhor para Deus. Realmente a música é muito mais transpiração do que inspiração e precisamos praticar, ensaiar e aperfeiçoar o dom que existe em nós.
Quanto a área espiritual, ou seja a adoração propriamente dita, o que poderia dizer que já não tenha sido dito? Conhecemos muito....praticamos pouco...Deus não precisa de adoração, nada do que façamos pode inflamar o ego divino, contudo, Ele procura adoradores e não adoração, sinto ser esta a grande diferença que podemos fazer hoje.
Nosso coração deve se encontrar com nosso criador em momentos de intimidade e adoração, com orações, canções, salmos, elogios, declarações, cheio de inteireza e fervor, afinal nosso Deus é Santo e perfeito. Esta é minha escolha diária, tenho colocado em prática em minha vida.
A cada dia mais vemos crescer o uso de meios eletrônicos, como o Twitter, o MySpace, Orkut, Youtube, entre outros, para divulgação do trabalho. O que você acha dessas novas opções de mídia?
Maravilhoso! E pensar que há pouco tempo atrás, pra você conseguir um material ou uma informação para divulgar um trabalho era quase uma batalha campal. rs!
Hoje temos excelentes ferramentas de propagação do evangelho e busca por conhecimento. Basta saber usar com sabedoria e discernimento tudo que nós e proposto.
Para encerrar, quais são os seus projetos, o que você espera no ano de 2010 para o seu ministério?
Tenho sede de Deus e de sua Palavra, e meu comprometimento com Ele e com seu reino hoje e de máxima importância em minha vida.
Cristo tem que chegar às pessoas que ainda não o conhecem. Verdadeiramente.
E pra este ano temos este projeto de trabalhar com a música para atrair pessoas que não conhecem a Jesus, então gostaríamos de pregar cantando, tocando e ministrando
Quero atrair a presença de Deus, para que toda visão distorcida da igreja e do Senhor possa ser restaurada. Sem dúvida a música é um grande instrumento para isto.
Maiores informações: www.myspace.com/ricklirasd e ricksouldreams@hotmail.com
Ouças as músicas e saiba mais sobre:
Veja também no Super Gospel:
- ZÉZIIN e convidados lançam “Atos e fatos” pela Trindade Records
- Gabriell Júnior lança novo single "O Trono É Seu" e convida à entrega total a Deus
- Tribo Galileia, Tom Calvário e Israel Rapper lançam “ATOS 3” Pela Trindade Records
- Theo Rubia e Felipe Rodrigues lançam nova versão da canção “Tu és tudo o que tenho" AO VIVO no Espírito Santo
Comentários
Para comentar, é preciso estar logado.
Faça seu Login ou Cadastre-se
Se preferir você pode Entrar com Facebook