Análises

Payable on death (P.O.D.)

Éber Freitas Dias em 16/08/04 21053 visualizações
Hoje saiu o mais novo cd do POD: "Payable On Death", que na realidade é a frase ocultada pela sigla POD. Geralmente, bandas quando fazem seu primeiro cd, auto intitulam este cd, e neste caso é como se POD estivesse recomeçando sua carreira. Pelo menos este era o objetivo. Como foi muito falado, este projeto seria uma volta às raízes do POD, seja lá o que isto signifique.

Este recomeço se dá por causa dos últimos acontecimentos na história da banda. Bem... todos conhecem esta história. Mais ou menos no início do nosso ano, uma notícia chocou muitos fãs da banda. O guitarrista original, Marcos Curiel saiu da banda metendo o pau em todo mundo, dizendo que POD só estava interessado em dinheiro e que se aproveitava do "mercado" cristão. Logo que ele saiu, os caras do POD já haviam providenciado um substituto, que seria Jason Truby [ex-Living Sacrifice], e logo em seguida a banda seria convidada para fazer uma música para a trilha sonora do segundo filme da série Matrix. Interessante notar como tantas coisas aconteceram assim sucessivamente, não?

O fato é que Marcos Curiel também já tinha uma banda nova. Aliás, ele também arranjou esta segunda banda muito rapidamente, junto com o ex-vocalista da lendária banda Grammatrain. O nome da banda é The Accident Experiment, e até hoje eu não saquei qual é a desses caras. O site deles é recheado de símbolos dos mais diversos, inclusive símbolos pagãos. Eles se dizem cristãos [ou se diziam, pois agora não dizem nada] mas as letras do primeiro EP da banda, chamado "Arena", são recheadas de ira, palavras de baixo calão, figuras de linguagem que dão margens a diversas interpretações [como alusão ao satanismo entre outras coisas]. Enfim, não vou julgar dizendo que os caras são do demônio, mas é essa a aparência que eles passam. No final das contas, The Accident Experiment é curioso e interessante.

Depois de tanta história, POD começou a gravar seu novo disco, com seu novo guitarrista, e com sua nova proposta. E o que saiu foi "Payable On Death".

A primeira vez que ouvi o cd inteiro pensei assim comigo: "Esse disco está horrível"! Depois que ouvi outras vezes, vi que não estava tão ruim assim, mas diante de toda a expectativa e de todo o marketing que estava sendo feito em torno deste lançamento, o disco deixa muito a desejar. O ar passado pela banda era um ar muito sinistro. A arte do cd nunca foi tão misteriosa [a arte em The Fundamental... já foi exaustivamente explicada], a utilização de símbolos e tudo o mais... Tudo indicava que o cd novo seria devastador! Uma verdadeira volta às origens, como anunciado, com letras diretas e um som pesado, afinal o novo guitarrista veio de uma banda de thrash respeitadíssima até mesmo no meio secular, e peso é o que ele mais sabe fazer.

Foi quando o primeiro single da banda saiu: Will You! Logo que ouvi, eu pensei: "Bem, a música está legal, mas é claro que é só um indício do que ainda esta por vir"! E para minha decepção, eu estava redondamente enganado. Nenhuma música deste novo projeto é tanto mais ousada que Will You. Fato é, que esta semana, o clipe deste single alcançou primeiro lugar no programa TRL na MTV Americana, afinal, o clipe foi muito bem feito, e a música aborda um tema que foi pouco compreendido de início, mas fala a respeito de relacionamentos superficiais.

O rap nas músicas foi praticamente esquecido e a principal influência agora é o Reggae, como nas músicas "Execute the Sounds", uma das melhores faixas do disco, e "Revolution". Destaque também para as faixas "Wildfire" [primeira faixa do disco] e "Asthma", as músicas com maior força e peso em todo o cd! A ultima faixa "Eternal" é um instrumental muito lindo constituindo assim a melhor faixa do disco.

No geral as músicas estão bem mais acessíveis para a alegria de alguns que poderão vir a gostar mais de POD, e para a tristeza daqueles que estavam afim de algo novo e revolucionário. No geral, o disco não é ruim, de forma alguma. Nenhuma música ficou péssima [embora eu não tenha gostado da faixa "Change The World"], e a mensagem continua positiva e voltada para Deus. Inclusive o nome de Deus é citado em diversas músicas. Mas com toda a certeza do mundo... Satellite é ainda bem melhor! E vou mais além... Brown ainda é o melhor disco deles e não foi com "Payable On Death" que eles voltaram às suas raízes.

Como será o som do The Accident Experiment?!?
Payable on death

(CD) 01/03

(5,0/5)
Total de votos: 1

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: P.O.D.

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook