Notícias
Lincoln Baena, o nome por trás do Gospel no Streaming

A ponte-aérea parecia vazia naquela quarta-feira acinzentada no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio. Seguia para a capital paulista para acompanhar a gravação de um projeto de faixa comentada da Banda Scalene na Deezer, que estávamos às vésperas de lançar.
A Deezer, hoje, está entre os aplicativos de música mais populares do Brasil. Pioneira em projetos para o público do nosso país, o app francês se especializou em entender os hábitos musicais brasileiros, como poucas marcas no mundo. Um de seus cases de sucesso é a construção de uma identidade focada no gênero cristão, chegando a se autodenominar como “A casa da música gospel”.
Desde que deixei o departamento gospel, ano passado, para assumir novos desafios no selo de MPB e apostas da gravadora, nunca mais tinha ido até a sede da Deezer, que não atoa, costumeiramente era meu destino certo, pelo menos uma vez a cada dois meses, quando tocava os projetos dos artistas evangélicos da casa. Muito me orgulha, por exemplo, ter participado do primeiro Deezer Legends, que contou a história de David Quinlan, com quem comecei na música gospel, ou as minhas incursões pelo Deezer Apresenta, onde gravamos conteúdos exclusivos de André Valadão e Daniela Araújo.
Segui no voo relendo os comentários da minha última publicação aqui na coluna e me perguntando sobre o que viria a escrever nesta terça, já que a repercussão do novo projeto musical no qual estou trabalhando estava me tomando tempo na agenda e na mente.
Ouvi o último EP da Aline Barros, pesquisei sobre os Ministérios de louvor que estão dominando os rankings de streaming, conversei com colegas do segmento, mas nada parecia render um discurso para uma publicação inteira nesse espaço que tenho tanto prazer em dividir com vocês.
Cheguei na Deezer sob uma garoa leve, como que reafirmando o apelido da cidade e, enquanto os meninos da banda se preparavam no estúdio de cima, fui recebido pelo abraço sempre caloroso de Lincoln Baena, A&R responsável pelo Label Gospel do App. “Nos abandonou né, meu amigo?”, disparou entre risos.
Recebendo Lincoln nos bastidores da gravação do DVD de Davi Sacer com participação da banda Preto no Branco
Ali percebi que estava diante da minha pauta para o Conexão. Além de grande amigo, de anos no mercado, Lincoln é um dos nomes mais importantes da nova fase da indústria no segmento Cristão. Ele pilota, sozinho, os projetos dedicados ao segmento dentro de uma das principais plataformas de música, o que acaba acendendo o interesse pelo gênero e aquecendo esse estilo musical no principal meio de consumo: o Streaming.
Falamos rapidamente sobre o novo papel que desempenho na gravadora. Ele me contou sobre as novas tendências do gospel para a plataforma e eu o intimei a responder algumas perguntas para a coluna que eu começava a assinar para o Portal de Notícias Roma News, no que ele generosamente se esmerou para me responder em tempo hábil para essa edição.
Lincoln Baena - Label Gospel Deezer Brasil
O resultado, você confere na sequência...
Conexão Cristã: Conte um pouco de sua carreira
Lincoln Baena: Os últimos 15 anos eu me dediquei basicamente ao mercado cristão. Nesse tempo, passei por Labels como 3r Produções, Aliança (hoje Musile), Canzion; Prestei serviço para Line Records, Graça Music, Top Gospel além de uma rápida passagem pela DOS3.
Depois de passar por essas empresas, tive a oportunidade de montar minha própria agência com foco em Design Gráfico BAENA PRODUTORA, onde desenvolvi vários jobs para artistas independentes e consagrados como Aline Barros, Damares, Renascer Praise, Elaine de Jesus, Vanilda Bordieri, Robson Nascimento, Shirley Carvalhaes, Saraya Moraes, Lydia Moisés, Marcelo Aguiar, Antônio Cirilo entre outros.
Conexão Cristã: Como se deu o início do seu contato com a música cristã?
Lincoln Baena: A música faz parte da vida de todo cristão e da minha não poderia ser diferente. Nascido e criado dentro da Igreja, também tive o sonho de um dia de viver da música, mas Deus me conduziu e eu fico muito feliz de trabalhar por trás dos palcos, planejando, idealizando dando vida a vários projetos com muito orgulho. Eu me alegro e me realizo promovendo a arte como forma de evangelismo através dos meus amigos cantores/ministros.
Conexão Cristã: Como foi sua entrada na Deezer?
Lincoln Baena: Eu estava desenvolvendo um projeto pioneiro em Campinas SP numa rádio maravilhosa chamada BOA FM com meu amigo Kaiko. Porém a viagem diária já estava ficando pesada e cansativa. Um belo dia toca meu telefone, era o Henrique Fares, da Deezer, dizendo ter pegado meu contato com o Mauricio Soares (Sony Music) e que gostaria de me conhecer. Marcamos um bate papo e desde o primeiro encontro eu já sabia que era algo vindo da parte de Deus e que já tinha preparado tudo. Todas as barreiras, dificuldades e muros que me separavam do projeto foram quebrados e graças a ELE, o canal gospel é um sucesso e um marco, servindo de referência para outros gêneros musicais.
Conexão Cristã: De lá pra cá, que projetos já foram criados e desenvolvidos para o segmento cristão?
Lincoln Baena: Vários… (risos) os mais marcantes pra mim e que se transformaram num verdadeiro SELO de QUALIDADE foram: DEEZER GOSPEL DAY (Premiação/Valorização do mercado fonográfico cristão onde reunimos todos os artistas/ministros celebrando os resultados. Até hoje, nós não tínhamos uma premiação onde os números fossem o grande pilar de sustentação. O gospel Day veio na hora certa); DEEZER LEGENDS (documentário dedicado a honrar grandes nomes da nossa música. Já tivemos a honra de contar um pouco da vida e obra de Adhemar de Campos, David Quinlan e João Alexandre); DEEZER APRESENTA (Session Exclusiva com grandes nomes da nossa música. Já tivemos no projeto André Valadão, Kemuel, Daniela Araújo, Oficina G3 e Preto no Branco).
Com Gabriela Rocha e Nelsinho Tristão no deezer Gospel Day
Conexão Cristã: O que os artistas cristãos ganham com essa atenção especial da Deezer?
Lincoln Baena: Todos nós gostamos de ser bem tratados, EU AMO, você não? (risos) A Deezer com esse projeto, mostrou e mostra a importância e o valor da nossa música Cristã. Nós fizemos com que o mercado e todos os players, literalmente TODOS olhassem e respeitassem nosso gênero. Nossa música tem grande potencial de crescimento e a Deezer vislumbrou isso graças a Deus!
Conexão Cristã: Quais as tendências do mercado da música cristã você prevê para os próximos anos?
Lincoln Baena: No mundo digital é tudo muito novo. Ainda acho que vamos respirar por muito tempo a era dos streamings. Arrisco-me a dizer que somos pouco mais de 7%, 8% da população que tem um smartphone com acesso a internet no Brasil e que baixou um app de música. Temos de buscar esses outros 92%, 93%. O mercado, em minha opinião, está só esquentando as turbinas.
Conexão Cristã: O que um artista que está começando deve saber sobre o universo da música digital?
Lincoln Baena: TUDO (risos), e se não sabe, procure quem possa orientá-lo. Uma agência, um amigo, procurar entender como cada player funciona. Entender as características de cada loja, suas funcionalidades, particularidades e etc… é uma obrigação. Questão de SOBREVIVÊNCIA MUSICAL.
Conexão Cristã: Quais são os estilos que mais se destacam dentro da Deezer no segmento gospel?
Lincoln Baena: POP/Adoração voltaram com tudo. As igrejas sempre ditaram o ritmo dos sucessos nas rádios e aqui também não é diferente.
Conexão Cristã: Você acha que os feats agregam para o crescimento de artistas do gospel?
Lincoln Baena: Honestamente não. Público não se transfere. O feat tem de ser algo natural, puramente musical, afinidade entre os cantores é primordial. O foco não pode ser o público do outro. Pelo menos no nosso meio, graças a Deus o conteúdo de cada ministro tem um valor muito grande e não interessa com quem ele divide o microfone.
Conexão Cristã: Em sua opinião, as igrejas se veem refletidas nas playlists da Deezer?
Lincoln Baena: Em várias delas sim, outras são separadas por temas. Eles, Elas, Acústicos e etc… O que é sucesso, 99% vem de dentro das Igrejas.
Conexão Cristã: Quais são os critérios adotados por para incluir ou retirar uma música de uma playlist?
Lincoln Baena: CLIQUES/PLAYERS. Se a música não tem conexão com o usuário ela sai da playlist ou ela nem entra. O papel do cantor, levando seu público pra dentro do aplicativo da Deezer, deve ser uma tarefa diária.
Conexão Cristã: O que um artista veterano precisa saber sobre o universo da música digital?
Lincoln Baena: TUDO também, assim como na resposta à pergunta sobre os novos artistas. O dever de casa se aplica para todos.
Com Aline Barros e Maurício Soares no Deezer Gospel Day
Conexão Cristã: Como as redes sociais podem ser utilizadas para agregar no consumo de música digital?
Lincoln Baena: São nelas que os fãs estão e são por elas que os artistas precisam estimular os possíveis ouvintes na Deezer. Falar do seu projeto musical de forma bacana, inteligente e atraente é importante. Para quem vive de música, as redes sociais não são apenas para ter um feed bonitinho e sim uma ferramenta importante de trabalho e conexão entre o fã e sua obra.
Conexão Cristã: Por fim, que surpresas a Deezer está reservando para o futuro da música gospel no app?
Lincoln Baena: A palavra já diz: SURPRESA (risos) Aguardem, pois estamos planejando várias coisas bacanas para valorizar e potencializar ainda mais a nossa música cristã dentro e fora da Deezer.
Ao fim da gravação com a Scalene no estúdio, voltei para me despedir de Lincoln com a gratidão de quem volta com um material super satisfatório na bagagem.
Confira o texto na integra no Portal Roma News - https://www.romanews.com.br/colunistas/post/conexao-com-lincoln-baena-o-nome-por-tras-do-gospel-no-streaming/800/
Confira todo o conteudo do Portal Roma News - https://www.romanews.com.br/
Ouças as músicas e saiba mais sobre:
Veja também no Super Gospel:
- ZÉZIIN e convidados lançam “Atos e fatos” pela Trindade Records
- Gabriell Júnior lança novo single "O Trono É Seu" e convida à entrega total a Deus
- Tribo Galileia, Tom Calvário e Israel Rapper lançam “ATOS 3” Pela Trindade Records
- Theo Rubia e Felipe Rodrigues lançam nova versão da canção “Tu és tudo o que tenho" AO VIVO no Espírito Santo
Comentários
Para comentar, é preciso estar logado.
Faça seu Login ou Cadastre-se
Se preferir você pode Entrar com Facebook