Notícias
Entrevista: Netinho

Netinho, líder, fundador e guitarrista da banda PATMUS é músico, cantor e compositor. Além disso, o que mais podemos falar sobre Netinho?
Sou pai de uma filha de 08 anos, a Gabriella (capa de nosso novo CD), casado há 10 anos com a Fernanda que produz a Patmus, sou Pastor e sobre todas as coisas sou servo de Deus aberto à voz do Espírito Santo!
Falando de PATMUS faça um resumo de todo este tempo na estrada.
Comecei a PATMUS em 1994, logo após minha saída de um grupo que tocava reggae em seu repertório, na época não tinha uma banda exclusiva de reggae GOSPEL no Brasil e percebi que era um estilo que eu poderia alcançar bastante jovens para Jesus.
Foi quando encontrei o nome Patmus que foi a Ilha onde o Apóstolo João foi exilado e teve a revelação do Livro de Apocalipse e começamos nosso trabalho. Tenho como significado esse nome Lugar de revelação!
Em 11 anos muitas coisas aconteceram... Passamos pela discriminação nas Igrejas da música gospel lá atrás no passado, passamos por algumas modificações em nossa formação e também em nosso estilo. Hoje, MUITO mais maduros, deixamos de ser uma banda, somos um MINISTÉRIO conhecido e respeitado em todo o país com muita credibilidade no meio Gospel e secular, pela sua qualidade musical e pelo seu compromisso com Deus, mas com o único objetivo de Louvar, Adorar e Exaltar o nome do Senhor Jesus.
Houve uma época em que a Patmus foi dividida, e dois grupos fizeram shows sob este nome. Como foi este ocorrido?
Na verdade a PATMUS não foi dividida, pois eu (Netinho) sou o fundador desde 1994 e com minha saída de nossa antiga gravadora metade dos integrantes não saíram comigo.
Eu saí, chamaei outros músicos e comecei a viajar. Esses antigos integrantes que ficaram nessa gravadora, continuaram usando o nome PATMUS para fazer eventos e como não houve acordo da parte deles, nomeamos um advogado que por intermédio da justiça, buscou que fosse determinado o impedimento de que eles continuassem usando o nome e conseguimos isso na data de 04/11/2003 processo nº 203968-6/02 pela 15ª Vara Cível da Capital representada pelo Meretíssimo Juíz de direito Dr. Mario Chiuvite Junior.
Diz: "...que os réus se abstenham de imediato do uso da aludida marca PATMUS em todo o território nacional, bem como em relação a variação de quaisquer variações de seus termos...." Ass.: Meretíssimo Juíz de direito Dr. Mario Chiuvite Junior.
Após isso, ficamos apenas nós com o nome que era nosso desde de 1994. Tudo isso GLÓRIAS AO NOME DE JESUS CRISTO e amparados pela lei dos homens.
Hoje a PATMUS está aí com o único objetivo de louvar e exaltar o nome desse DEUS FIEL!
Quem são as pessoas que hoje acompanham você com a PATMUS como integrantes e como músicos e o que cada um toca?
Netinho – líder, pastor, guitarra e voz
Rodrigo – integrante que faz vocal
Eliseu – integrante e contabaixista
Fernanda – integrante e produtora e minha esposa (risos)
Otávio Neto – tecladista e diretor musical (músico)
O que você gosta de ouvir quando está no carro, em casa, etc?
Hoje gosto muito de “David Quinlan” (me faz muito bem), APC16 (apesar de não ser meu estilo preferido o cara é fera risos), Hillsong e United.
O que você gosta de fazer nas horas vagas (para descansar ou relaxar)?
Jogar Playstation II – Winning Eleven – futebol (risos)
Quem cria as músicas da PATMUS? Como nasce uma música?
Normalmente sou eu. Ela nasce de experiências em meu dia a dia com Deus, de leituras bíblicas, etc ... Mas as vezes quando um amigo faz alguma música que está dentro de nosso contexto de vida incluímos no repertório sem problema nenhum e com o maior prazer!
Você as modifica muito depois de criadas?
As vezes uma música eu faço 4 ou 5 versões (risos) até chegar em um ponto que eu acho que está legal e ficou bom!
Hoje vocês estão numa gravadora, mas passaram um tempo como banda independente. Hoje, é fácil de uma banda independente no Brasil conseguir sobreviver?
Se ela tiver um pouco de nome e reconhecimento de mercado SIM! Nós conseguimos um pouco isso graças aos nossos anos de estrada. Agora se é uma banda desconhecida com certeza complica e fica bem mais complicado, mas não impossível, temos exemplos de bandas que sempre foram independentes e hoje são nacionalmente conhecidas como "Toque no altar", Filhos do Homem", etc...
Fale-nos de seus atuais lançamentos e de sua nova “casa” (gravadora).
Estamos lançando um DVD acústico PATMUS Netinho e amigos, um sonho meu pessoal de fazer uma produção simples e legal com a participação de meus amigos de “estrada”. Totalmente acústico convidei o “David Fantazzini”, “Otávio Neto”, “Paulo Rogério”, “Pr.Manga (ex-vocalista Oficina G3)”, “Rafa (Banda Acesso de Criciúma/SC)”.
E estamos lançando nosso CD de nome “Há uma chance” que como disse, na capa traz a foto da minha filha, produzido por Ruben Moraes com participação do “Luo APC16 (grande amigo)”, do “Rogerinho (Templo Soul)”, “Pr.Dani (Banda Grou)”, meu grande amigo “Robinho” no baixo, “Jadão” (ex-baixista do Katsbarnea e também produtor de nosso 1º CD), “David Fantazzini”, “Otávio Neto”, “Samara” (do Raul Gil no back) e muitos outros .... Meus grandes amigos!
Sobre a gravadora a Kether Music é uma gravadora nova no mercado, mas de muita responsabilidade, que honra com tudo que se compromete. Seu presidente, Ivalmir Gomes, é uma pessoa muito “pé no chão” e que tem nos dado todo o suporte que precisamos. É uma grande parceria PATMUS e KETHER MUSIC – é disso que o mercado precisa, gente séria para expandirmos o evangelho com qualidade e seriedade.
Como foi o processo de gravação do CD e DVD e os arranjos instrumentais?
O CD foi feito praticamente tudo em casa em meu computador pessoal. Depois de ter feito TODOS os arranjos e gravado tudo em estúdio numa pré-produção, convidei o Ruben Moraes, grande produtor e amigo para dar uma “peneirada” e acrescentada no trabalho o que não foi diferente graças a sua competência.
O DVD foi um pouco mais complicado, ou digamos que trabalhoso, e com um prazo curto de tempo para realização (risos), Já tínhamos também feito uma pré dele e então passei para o diretor musical “Otávio Neto” que fez toda a transformação para versão acústica contando com participações também. O interessante desse trabalho é que foi gravado em Criciúma/SC (risos) fomos lá na ElShaddai, uma livraria de um grande amigo, afinal, PATMUS Netinho e amigos, o dono do local da gravação tinha que fazer parte desse “contexto” (risos). Levamos uma GRANDE produção de SP para SC +/- 800km de distância, entre equipamentos, palco, som, luz, músicos, convidados, diretora geral “Fernanda Gallucci”, Unidade móvel dos “Filhos do Homem”, deslocamos também um dos maiores fotógrafos do país “Décio Figueiredo” para fazer as fotos... Foi bem corrido (risos)
Com a agenda apertada do ministério, você tem tempo de ir à igreja e "ser ministrado"? Fale um pouco sobre as pessoas/pastores que tem ministrado sua vida.
Tenho mesmo muito pouco tempo para ser ministrado apesar de precisar MUITO, mas em todos os domingos estamos em alguma Igreja do País e sempre que possível estamos sendo ministrados pessoalmente pelo nosso Pastor “Neto” da Igreja Quadrangular em Vila Verde / SP.
Outros pastores que tem me ajudado muito é o “Pr.Daniel” do “MIESF” e o “Pr.Nilson” da ”Igreja Batista do Calvário em Rio Claro/SP”
Fale-nos um pouco sobre a sua passagem por outros grupos de música Gospel.
Já participei do Praise Machine, já toquei com Juízo Final, toquei e gravei com Renascer Praise, e vários outros... Minha caminhada é longa... (risos)
Como vocês lidam com o lance das pessoas quererem tirar fotos, autógrafos, etc?
Uma pessoa quer tirar uma foto, tira uma foto com ela, uma foto é uma foto apenas... Se essa pessoa gostou do trabalho e quer tirar uma foto com você é porque a mensagem que você tentou passar com certeza atingiu o objetivo.
Isso me parece coisa de religiosidade, aliás NÃO SUPORTO religiosidade! Precisamos parar de ser meninos e sermos verdadeiros servos de Deus!
Quem quiser tirar foto comigo estou à disposição (risos)
Quais são os planos da banda para 2006?
Gravaremos um vídeo clip para concorrer na MTV e no Multi Show, além disso daremos andamento aos nossos futuros trabalhos pois esse ano lançamos o CD e DVD que ainda temos, com muito trabalho que cobrir todo o país e temos projetos para isso no próximo ano também!
Deixe um recado para galera do Supergospel,
O meu recado é para que você não deixe o diabo te acusar pelo seus erros, não deixar seu coração se encher de remorso e sim do verdadeiro arrependimento que vem dos céus, pois Jesus Cristo morreu por você na cruz para te redimir de seus pecados e te dar uma nova chance, para todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna, ou seja, Cristo veio para todos, seja qual for a sua situação, ele odeia o pecado, mas ama o pecador!
Fique na paz e FIRME COM JESUS!
Pr. Netinho
Sou pai de uma filha de 08 anos, a Gabriella (capa de nosso novo CD), casado há 10 anos com a Fernanda que produz a Patmus, sou Pastor e sobre todas as coisas sou servo de Deus aberto à voz do Espírito Santo!
Falando de PATMUS faça um resumo de todo este tempo na estrada.
Comecei a PATMUS em 1994, logo após minha saída de um grupo que tocava reggae em seu repertório, na época não tinha uma banda exclusiva de reggae GOSPEL no Brasil e percebi que era um estilo que eu poderia alcançar bastante jovens para Jesus.
Foi quando encontrei o nome Patmus que foi a Ilha onde o Apóstolo João foi exilado e teve a revelação do Livro de Apocalipse e começamos nosso trabalho. Tenho como significado esse nome Lugar de revelação!
Em 11 anos muitas coisas aconteceram... Passamos pela discriminação nas Igrejas da música gospel lá atrás no passado, passamos por algumas modificações em nossa formação e também em nosso estilo. Hoje, MUITO mais maduros, deixamos de ser uma banda, somos um MINISTÉRIO conhecido e respeitado em todo o país com muita credibilidade no meio Gospel e secular, pela sua qualidade musical e pelo seu compromisso com Deus, mas com o único objetivo de Louvar, Adorar e Exaltar o nome do Senhor Jesus.
Houve uma época em que a Patmus foi dividida, e dois grupos fizeram shows sob este nome. Como foi este ocorrido?
Na verdade a PATMUS não foi dividida, pois eu (Netinho) sou o fundador desde 1994 e com minha saída de nossa antiga gravadora metade dos integrantes não saíram comigo.
Eu saí, chamaei outros músicos e comecei a viajar. Esses antigos integrantes que ficaram nessa gravadora, continuaram usando o nome PATMUS para fazer eventos e como não houve acordo da parte deles, nomeamos um advogado que por intermédio da justiça, buscou que fosse determinado o impedimento de que eles continuassem usando o nome e conseguimos isso na data de 04/11/2003 processo nº 203968-6/02 pela 15ª Vara Cível da Capital representada pelo Meretíssimo Juíz de direito Dr. Mario Chiuvite Junior.
Diz: "...que os réus se abstenham de imediato do uso da aludida marca PATMUS em todo o território nacional, bem como em relação a variação de quaisquer variações de seus termos...." Ass.: Meretíssimo Juíz de direito Dr. Mario Chiuvite Junior.
Após isso, ficamos apenas nós com o nome que era nosso desde de 1994. Tudo isso GLÓRIAS AO NOME DE JESUS CRISTO e amparados pela lei dos homens.
Hoje a PATMUS está aí com o único objetivo de louvar e exaltar o nome desse DEUS FIEL!
Quem são as pessoas que hoje acompanham você com a PATMUS como integrantes e como músicos e o que cada um toca?
Netinho – líder, pastor, guitarra e voz
Rodrigo – integrante que faz vocal
Eliseu – integrante e contabaixista
Fernanda – integrante e produtora e minha esposa (risos)
Otávio Neto – tecladista e diretor musical (músico)
O que você gosta de ouvir quando está no carro, em casa, etc?
Hoje gosto muito de “David Quinlan” (me faz muito bem), APC16 (apesar de não ser meu estilo preferido o cara é fera risos), Hillsong e United.
O que você gosta de fazer nas horas vagas (para descansar ou relaxar)?
Jogar Playstation II – Winning Eleven – futebol (risos)
Quem cria as músicas da PATMUS? Como nasce uma música?
Normalmente sou eu. Ela nasce de experiências em meu dia a dia com Deus, de leituras bíblicas, etc ... Mas as vezes quando um amigo faz alguma música que está dentro de nosso contexto de vida incluímos no repertório sem problema nenhum e com o maior prazer!
Você as modifica muito depois de criadas?
As vezes uma música eu faço 4 ou 5 versões (risos) até chegar em um ponto que eu acho que está legal e ficou bom!
Hoje vocês estão numa gravadora, mas passaram um tempo como banda independente. Hoje, é fácil de uma banda independente no Brasil conseguir sobreviver?
Se ela tiver um pouco de nome e reconhecimento de mercado SIM! Nós conseguimos um pouco isso graças aos nossos anos de estrada. Agora se é uma banda desconhecida com certeza complica e fica bem mais complicado, mas não impossível, temos exemplos de bandas que sempre foram independentes e hoje são nacionalmente conhecidas como "Toque no altar", Filhos do Homem", etc...
Fale-nos de seus atuais lançamentos e de sua nova “casa” (gravadora).
Estamos lançando um DVD acústico PATMUS Netinho e amigos, um sonho meu pessoal de fazer uma produção simples e legal com a participação de meus amigos de “estrada”. Totalmente acústico convidei o “David Fantazzini”, “Otávio Neto”, “Paulo Rogério”, “Pr.Manga (ex-vocalista Oficina G3)”, “Rafa (Banda Acesso de Criciúma/SC)”.
E estamos lançando nosso CD de nome “Há uma chance” que como disse, na capa traz a foto da minha filha, produzido por Ruben Moraes com participação do “Luo APC16 (grande amigo)”, do “Rogerinho (Templo Soul)”, “Pr.Dani (Banda Grou)”, meu grande amigo “Robinho” no baixo, “Jadão” (ex-baixista do Katsbarnea e também produtor de nosso 1º CD), “David Fantazzini”, “Otávio Neto”, “Samara” (do Raul Gil no back) e muitos outros .... Meus grandes amigos!
Sobre a gravadora a Kether Music é uma gravadora nova no mercado, mas de muita responsabilidade, que honra com tudo que se compromete. Seu presidente, Ivalmir Gomes, é uma pessoa muito “pé no chão” e que tem nos dado todo o suporte que precisamos. É uma grande parceria PATMUS e KETHER MUSIC – é disso que o mercado precisa, gente séria para expandirmos o evangelho com qualidade e seriedade.
Como foi o processo de gravação do CD e DVD e os arranjos instrumentais?
O CD foi feito praticamente tudo em casa em meu computador pessoal. Depois de ter feito TODOS os arranjos e gravado tudo em estúdio numa pré-produção, convidei o Ruben Moraes, grande produtor e amigo para dar uma “peneirada” e acrescentada no trabalho o que não foi diferente graças a sua competência.
O DVD foi um pouco mais complicado, ou digamos que trabalhoso, e com um prazo curto de tempo para realização (risos), Já tínhamos também feito uma pré dele e então passei para o diretor musical “Otávio Neto” que fez toda a transformação para versão acústica contando com participações também. O interessante desse trabalho é que foi gravado em Criciúma/SC (risos) fomos lá na ElShaddai, uma livraria de um grande amigo, afinal, PATMUS Netinho e amigos, o dono do local da gravação tinha que fazer parte desse “contexto” (risos). Levamos uma GRANDE produção de SP para SC +/- 800km de distância, entre equipamentos, palco, som, luz, músicos, convidados, diretora geral “Fernanda Gallucci”, Unidade móvel dos “Filhos do Homem”, deslocamos também um dos maiores fotógrafos do país “Décio Figueiredo” para fazer as fotos... Foi bem corrido (risos)
Com a agenda apertada do ministério, você tem tempo de ir à igreja e "ser ministrado"? Fale um pouco sobre as pessoas/pastores que tem ministrado sua vida.
Tenho mesmo muito pouco tempo para ser ministrado apesar de precisar MUITO, mas em todos os domingos estamos em alguma Igreja do País e sempre que possível estamos sendo ministrados pessoalmente pelo nosso Pastor “Neto” da Igreja Quadrangular em Vila Verde / SP.
Outros pastores que tem me ajudado muito é o “Pr.Daniel” do “MIESF” e o “Pr.Nilson” da ”Igreja Batista do Calvário em Rio Claro/SP”
Fale-nos um pouco sobre a sua passagem por outros grupos de música Gospel.
Já participei do Praise Machine, já toquei com Juízo Final, toquei e gravei com Renascer Praise, e vários outros... Minha caminhada é longa... (risos)
Como vocês lidam com o lance das pessoas quererem tirar fotos, autógrafos, etc?
Uma pessoa quer tirar uma foto, tira uma foto com ela, uma foto é uma foto apenas... Se essa pessoa gostou do trabalho e quer tirar uma foto com você é porque a mensagem que você tentou passar com certeza atingiu o objetivo.
Isso me parece coisa de religiosidade, aliás NÃO SUPORTO religiosidade! Precisamos parar de ser meninos e sermos verdadeiros servos de Deus!
Quem quiser tirar foto comigo estou à disposição (risos)
Quais são os planos da banda para 2006?
Gravaremos um vídeo clip para concorrer na MTV e no Multi Show, além disso daremos andamento aos nossos futuros trabalhos pois esse ano lançamos o CD e DVD que ainda temos, com muito trabalho que cobrir todo o país e temos projetos para isso no próximo ano também!
Deixe um recado para galera do Supergospel,
O meu recado é para que você não deixe o diabo te acusar pelo seus erros, não deixar seu coração se encher de remorso e sim do verdadeiro arrependimento que vem dos céus, pois Jesus Cristo morreu por você na cruz para te redimir de seus pecados e te dar uma nova chance, para todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna, ou seja, Cristo veio para todos, seja qual for a sua situação, ele odeia o pecado, mas ama o pecador!
Fique na paz e FIRME COM JESUS!
Pr. Netinho
Ouças as músicas e saiba mais sobre: Patmus
Veja também no Super Gospel:
- ZÉZIIN e convidados lançam “Atos e fatos” pela Trindade Records
- Gabriell Júnior lança novo single "O Trono É Seu" e convida à entrega total a Deus
- Tribo Galileia, Tom Calvário e Israel Rapper lançam “ATOS 3” Pela Trindade Records
- Theo Rubia e Felipe Rodrigues lançam nova versão da canção “Tu és tudo o que tenho" AO VIVO no Espírito Santo
Comentários
Para comentar, é preciso estar logado.
Faça seu Login ou Cadastre-se
Se preferir você pode Entrar com Facebook