Notícias

Direitos Autorais com ênfase na música cristã - parte final

Redação em 09/06/11 1669 visualizações
O respeito ao direito do autor e a qualidade da música cristã

Esse será o último artigo dessa série e eu gostaria de trazer conclusões práticas para o assunto. Se você ler todos os artigos anteriores, vai concordar comigo que aqui no Brasil estamos longe de ser um exemplo em relação ao direito autoral.

A falta de informação, aliada às práticas que visam uma vantagem pessoal, como fazer um download ilegal, gravar canções sem pagamento do direito do autor, não citar o autor nas transparências, as rádios que não recolhem o ECAD, enfim uma série de coisas que nos colocam nas últimas posições quando o tema é o direito do autor.

O que tudo isso vem causando ao longo dos anos? Certamente vem gerando uma inviabilidade de se sustentar como compositor, não falo do cantor, mas daquele que somente compõe canções para que outros gravem. Sugiro a você conseguir letras de canções cristãs de diferentes épocas e analisar não a melodia, mas a letra.

Veja a base bíblica que elas trazem consigo, veja a inspiração que elas nos dão para viver mais perto de Deus e ter uma vida de renúncia e abnegação por causa do evangelho. Veja o quanto elas exaltam a Deus e entronizam o seu nome. Veja também aquelas que não fazem nada disso.

Você verá que quanto mais o tempo passa, mais perdemos a essência do evangelho em muitas letras brasileiras. Não generalizo a questão porque ainda temos muita letra de ótima qualidade, mas é indiscutível que há uma perda de essência ao longo do tempo.

O que uma coisa tem a ver com a outra? Não digo que 100% do problema será resolvido com o respeito ao direito do autor, mas com certeza se ele fosse observado estaríamos dando uma oportunidade enorme a compositores fantásticos que hoje estão nos bancos das igrejas. Estaríamos dando aos compositores ainda na ativa uma dignidade ao seu trabalho e tirando deles uma pressão pelo próximo “hit”.

Sonho em ver um grupo enorme de compositores no Brasil, cujo coração seria o de trazer para nós o que está no coração de Deus e para isso eles precisariam de tempo para buscar ao Senhor, precisariam de dignidade em seu trabalho para uma dedicação exclusiva, respeito da parte de todos como um reconhecimento e incentivo ao valor do que eles fazem.

Espero que essa série de artigos tenha sido útil para informar sobre o direito autoral aplicado à música cristã e que contribua para iniciar uma mudança de atitude nos cristãos. Sei que podemos nos tornar um país exemplo na música cristã, basta a vontade de cada um nessa direção. Ser cristão é viver por princípios e não deveríamos abrir mão disso por nada.

Abraços a todos

Nelson Tristão
Editora Adorando
nelson@adorando.com.br
________________________________________________________________________

Sobre Nelson Tristão
Nelson Tristão é sócio proprietário da Editora Adorando, responsável pela administração dos direitos autorais de diversos compositores, nacionais e estrangeiros no Brasil.

Ouças as músicas e saiba mais sobre:

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook