Análises

Daniel Ribeiro (Panthro) lança seu primeiro DVD ao vivo. Leia nossa opinião

Roberto Azevedo em 01/01/12 4151 visualizações
O paulista Daniel Ribeiro, ou Panthro como é conhecido por alguns, foi criado em um lar cristão, desde pequeno freqüentava a igreja e assistia apresentações de diversos cantores. Porém, não tinha nenhuma ligação ou interesse pela música.

Mas em 2001, a convite de uma amiga foi ver o grupo Raiz Coral em uma das suas apresentações e se apaixonou. Dali começou a acompanhá-los freqüentemente, até quem um dia Sérgio Saas o convidou para participar do coral e ali começou seu ministério.

Daniel, que era apenas um simples admirador da música, começou a se destacar pela sua peculiaridade musical. Passou então a compor a lista dos solistas do coral. Como uma boa e singular performance vocal, Saas o convidou para fazer parte de um quarteto nascido do próprio coral, o Lynk4, onde gravou um CD com destaque em vários solos.

Daniel não parou por aí, passou a ser convidado para participar de outros trabalhos, tais como: PG, Voz da Verdade, Ministério Apascentar de Nova Iguaçu (Toque no Altar), entre outros no meio gospel.

Neste tempo de carreira, ele já dividiu o palco com grandes nomes do gospel nacional e internacional, como: Álvaro Tito, Fat Family, Priscila Angel, Marquinhos Gomes, Robson Nascimento, David Fantazinni, Kirk Franklin, entre outros.

Em 2006, atendendo o chamado de Deus para o ministério solo, lançou o seu primeiro cd, intitulado Meu Sonho. O álbum trouxe participações especiais de Junior e Jezrell, Ton e Karina Carfi, do rapper Lito Atalaia, além de toda trupe do Raiz Coral fazendo alguns back vocals. Com 7 composições de sua autoria, o álbum trouxe ainda 2 regravações e uma versão do Ministério Hillsong.

Em 2009 lançou Música Sagrada – Spirituals Songs. Os Arranjos ficaram a cargo de Paulinho Santana e contou ainda com o feeling de Luciano Claw, Ted Furtado, Cleverson Silva e Anderson Gonçalves, entre outros.

Seu primeiro CD/DVD ao vivo foi gravado na IPJO – Igreja Presbiteriana Jardim das Oliveiras. Assim como seus trabalhos anteriores, o projeto gráfico é assinado por Anderson Novais.

O instrumental vem com cordas, metais e um back formado por Rafael Cabral, Paula Moura, Eliane Moreira e Carlos Augusto. A banda é formada por André Luiz (teclados), Esdras (baixo), Eliel (guitarra e violão) e Elias Baduh (bateria). Temos também alguns músicos convidados, que são: Anderson Gonçalves (violão e guitarra), Ted Furtado (baixo), Paulinho Santana (teclado) e Cleverson Silva (bateria). Os arranjos de base são do próprio cantor, ao lado de Fellipe Dinni.

No menu de Extras temos making off da produção e dois clipes inéditos: Promessas e Teu nome é santo.

Na abertura, o pastor ministra uma palavra baseado nos versos de João 4:24 e Romanos 11:33.

Daniel Ribeiro e banda já iniciam “quebrando tudo” com O chamado de Deus e Não há quem possa, que são duas das melhores canções do seu primeiro álbum – “Meu Sonho” – lançado em 2006.

O chamado de Deus versa sobre capacitação do Senhor para fazer a Sua obra. “Foi Deus quem nos escolheu e hoje Ele quer nos usar. Não há impossíveis para Deus, pois seu Espírito nos guiará.” O instrumental conta com o swing de Esdras e Anderson Gonçalves na guitarra, além de um back vocal empolgante. Destaque para o naipe de metais arranjado por Silvanei Brandão.

Não há quem possa mantém o repertório na pegada Black music. Versa sobre segurança em Deus. Recheado de convenções, o hino mantém o swing de guitarra ao lado do back e das intervenções melódicas do naipe de metais. Destaque para as coberturas de órgão.

A seguir Panthro relembra seu tempo de Raiz Coral interpretando A coroa. Conta com o suporte de um Coral de amigos, do Coral Khades (overdubs) e de um naipe de cordas “a vera”, orquestrado por Quiel Nascimento.

Meu sonho, faixa título do seu primeiro projeto solo, versa de forma poética e melódica sobre a nossa morada celestial relatada pelo profeta Isaias e também por João em seu livro onde narra o Apocalipse. Destaque para a participação mais que especial de seu amigo da época de Raiz Coral e Link 4 – Ton Carfi. A interpretação dos dois dispensa maiores comentários.

A faixa seis só tem no DVD. Em Amanhã, somos brindados pela beleza do encadeamento harmônico vocal realizado pelo Quarteto Communion. A letra é versa sobre a onipotência e soberania de Deus.

Na seqüência, Daniel solta o vozeirão em dois hinos do álbum “Spirituals Songs”. Minha oferta é um momento de reconhecimento da grandeza de Cristo. Destaque para a dinâmica do instrumental que começa conduzido pelo piano, com coberturas de cordas, órgão e moog. O back, que conta com Dani Araújo, Fiko Braz, Paloma Possi e Samuel Loia, é cativante. Nos overdubs ainda temos a participação do Coral Kades.

Verdadeira adoração é um clamor por mais intimidade e santidade diante de Deus. Vem com uma letra cativante e reflexiva. “Hoje a minha alma busca uma forma de agradar a Ti Senhor, pois até agora tudo que eu fiz é comum e nada me fez sentir o seu verdadeiro amor”. Entenderam?

De volta para a pegada black music ouvimos Poder do louvor. A canção é um soul com texturas interessantes, como os ataques de metais, o feeling da guitarra, o groove baixo/batera e as subidas de tom.

A gravação termina com Tudo por mim, que possui nuance de r & b. A canção exalta a obra e o amor de nosso Senhor Jesus Cristo e tem uma das letras mais belas do disco.

Quem adquirir o CD vai poder conferir Promessas, com a participação dos irmãos Junior e Jezrrel, A cura, versão para “The Healing” do Hillsong, Teu nome é Santo e Benção Proferida, com participação do Coral Água Viva e backing vocal adicional com Paloma Possi.
Ao Vivo

(DVD) 12/11


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Daniel Ribeiro (Panthro)

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook