Notícias
Confira nossa conversa com Thiago Ferraz que contou várias novidades sobre seu ministério

Supergospel – Quem é Thiago Ferraz?
Thiago Ferraz: Como está escrito na minha biografia do twitter: Servo do Senhor dos Exércitos, filho dos meus pais, marido da minha mulher, pai dos meus filhos e militar das Forças Armadas... Nessa ordem!!! Rs... Sou alguém que decidiu viver os sonhos de Deus e impactar todos ao redor pela realização deles.
Supergospel – Como foi o seu início na música e, mais especificamente, na área de ministério de louvor?
Thiago Ferraz: Sempre fui apaixonado por música. Quando criança, cantava na Igreja Assembléia de Deus, onde fui criado e tive minhas primeiras aulas de música. Mas foi quando participei do Coral do Colégio Militar do Rio de Janeiro que tive aulas de técnica vocal. Aos 14 anos, comecei a cantar no ministério de louvor da Igreja e, desde então, não parei mais. Cantei no back e lead vocal na Igreja Cristã de Nova Vida em Paracambí, nos núcleos evangélicos da minha formação militar e no Ministério Internacional da Restauração (MIR) em Manaus, onde nasceu o Ministério GuMP (GUERREIROS, MÚSICOS, POETAS).
Supergospel – Como você concilia suas atividades como músico e como militar?
Thiago Ferraz: Isso sempre foi um grande desafio. Como relatei, a música veio antes da vida militar. No começo, achei que não daria pra conciliar e que seria o fim da música na minha vida. Mas Deus tinha algo nisso tudo. Meus pastores sempre me apoiaram e, mesmo com as atividades militares, sempre que eu tinha disponibilidade, me davam carta branca pra ministrar na igreja. Hoje, minha assessoria se desdobra pra conciliar minha agenda do quartel, do ministério e mais uma atividade: estou cursando o Seminário Teológico CARISMA, mas tem feito isso com muita excelência. Reservo, principalmente, os finais de semana para as ministrações. A idéia é que uma atividade não prejudique as outras. Deus tem nos ajudado até aqui e vai continuar ajudando sempre, rs.
Supergospel – O que mais marcou durante a gravação do álbum “Guerreiro, Músico, Poeta”?
Thiago Ferraz: Como foi a 1ª vez que gravei num estúdio, tudo foi uma experiência fantástica. Mas a gravação dos back vocals foi o que mais marcou. Foram momentos de comunhão e de presença de Deus maravilhosos. A unção no estúdio era palpável. Inesquecível.
Supergospel – Qual o estilo do disco?
Thiago Ferraz: Eu chamo de Pop/Rock/Adoração.
Supergospel - Qual ou quais músicas você destacaria neste trabalho?
Thiago Ferraz: A faixa título é um grande chamado a todos para lutar em adoração pelas coisas do reino de quem nos deu a autoridade para guerrear. "Na Tua Chuva" foi o meu 1º single com videoclipe e ganha destaque por ter sido composta em parceria com meu tio, o Apóstolo Renê Terra Nova. "Intimidade Extravagante" teve uma versão em inglês, "Extravagant Intimacy", lançada 1 ano depois do lançamento do álbum, em um videoclipe com uma produção cinematográfica, literalmente, sendo o meu 1º single internacional. Mas o grande destaque deste álbum foi "Oh, Espírito Santo", sempre uma das canções mais esperadas pelo público nas ministrações. Vale destacar, também, a regravação de "Ao Único", do Pr Bené Gomes.
Supergospel – Agora em 2012 você lançou um segundo trabalho, dessa vez totalmente acústico. Como surgiu a ideia deste projeto?
Thiago Ferraz: Quando vim transferido de Manaus para Belo Horizonte, tive que mudar os músicos que me acompanham, por motivos óbvios. Assim, resolvemos dar uma roupagem nova nas músicas para marcar essa transição. Dentro deste contexto, no início de 2012, tivemos a idéia de lançar um novo single, com uma versão acústica de "A Maior Guerra", que foi gravada originalmente elétrica no 1º CD. Na pré-produção da música, sentimos a necessidade de se colocar uma voz feminina pra abrilhantar ainda mais a canção. Aí, convidei a cantora Lays Lellis para gravar comigo, que deu um toque muito especial no projeto, além de me apresentar ao Jordan Macedo, que tinha acabado de gravar a Lays no CD dela. O Jordan fez a direção de voz, mixou e masterizou a música. O single foi tão bem aceito, ficou tão bom (eu sou suspeito pra falar, rs), nessa "pegada" acústica, que daí surgiu a idéia de se produzir um projeto todo acústico.
Supergospel – Como e onde foi produzido?
Thiago Ferraz: Assim como o single "A Maior Guerra", o disco foi produzido junto com meus músicos e um grande amigo, Paulo Oliveira (Paulinho), que me deu algumas canções pra eu gravar, inclusive. A idéia era explorar a simplicidade do acústico com muita qualidade. Com apenas violão, cajón e uma leve percussão, o álbum foi todo gravado, mixado e masterizado pelo Jordan Macedo, no Polo Studio, em Belo Horizonte-MG. Mais uma vez o Jordan me dirigiu, fazendo um trabalho espetacular.
Supergospel – Como ficou a sonoridade desde novo álbum?
Thiago Ferraz: ficou um som bem diferente do 1º disco, mas sem perder a essência do Pop/Rock/Adoração. Algo simples, mas com muita qualidade, como a "pegada" acústica deve ser. Está dando pra entender o real significado de que "o menos é mais".
Supergospel - Como foi o processo de seleção do repertório de #AcústicoGuMP?
Thiago Ferraz: Passei uma tarde com o Paulinho pra definir o repertório, onde apresentei novas composições minhas e ele me presenteou com algumas composições dele. Como no 1º álbum, veio a idéia de regravar uma música bem antiga numa levada mais atual e, dessa vez, selecionamos uma música em inglês para uma versão em português. Daí, fechamos o repertório com "A Maior Guerra", com participação especial da Lays Lellis.
Supergospel - Qual ou quais músicas você destacaria neste segundo disco?
Thiago Ferraz: "Senhor meu e Deus meu" tem sido a minha oração dia após dia e, agora, tem se tornado a oração de muitos. Até agora, esta é canção que o público está se identificando mais. Não foi a que escolhemos pra um 1º single, mas está sendo a mais pedida nas rádios e nas ministrações.
Supergospel – Você já lançou 3 vídeo clipes. Como você enxerga esta ferramenta dentro do seu ministério?
Thiago Ferraz: Eu cresci assistindo videoclipes e sempre vi esta ferramenta como uma maneira de passar a mensagem que se quer passar de forma mais intensa. No video, a gente se identifica com a situação. Vê o q está sendo passado. E não apenas ouve. E todos nós, como pessoas, somos muito visuais. Creio que, quando vemos algo, retemos muito mais informações do que reteríamos se apenas ouvíssemos. Além de servir como um excelente meio de divulgação, enxergo os videoclipes como uma ferramenta para passar as idéias e a mensagem do ministério e das canções com mais força.
Supergospel – Como surgiu a parceria e o convite para a participação da cantora Lays Lellis?
Thiago Ferraz: como eu disse, na pré-produção do single acústico, sentimos a necessidade de uma voz feminina e, logo depois, um amigo me apresentou o trabalho da Lays, que eu achei maravilhoso. Quando eu ouvi a voz dela, na hora eu disse: "Tem que ser ela! A voz vai encaixar perfeito pra o que queremos." Sabia que ela era de BH, então falei com ela pelo twitter e marcamos uma reunião pra eu apresentar o ministério e o projeto do single. Ela foi super atenciosa e aceitou na hora o convite, rs. E ainda me apresentou ao Jordan Macedo, que cuidou com muito carinho de toda a parte do áudio do single. Foi tudo muito rápido! Em um sábado tivemos a idéia e começamos a pré-produção no ensaio do ministério. No domingo conheci o trabalho da Lays. Na segunda falei com ela e marcamos a reunião pra terça. No sábado seguinte a gente já estava no estúdio gravando! E, 3 semanas depois, gravamos o videoclipe no Auditório de Música da Universidade Federal de Minas Gerais com o Victor Gutemberg (Jambu Filmes), que dirigiu todos os meus videoclipe. Deus abriu todas as portas de forma surpreendente.
Supergospel – Como você esta tratando sua identidade visual na web e nos meios de divulgação em geral?
Thiago Ferraz: Minha identidade visual foi sempre cuidada pelo Maurício Nascimento (designer do MIR-Manaus). Ele que faz as artes para o site, capas dos CDs/Singles e a customização das minhas redes sociais. Hoje, eu conto com uma assessoria de imprensa, a DM Assessorias, que faz todo o contato com as mídias e produz sugestões de pautas para os meios de divulgação em geral.
Supergospel – O que você tem ouvido hoje em dia?
Thiago Ferraz: Ouço muita coisa, rs. Hoje em dia, ouço Shawn McDonald, Jimmy Needham, TobyMac, Fernandinho, Thalles, Kleber Lucas, Vineyard, Oficina G3, Jesus Culture, Chris Tomlin, Matt Redman, Third Day, Palavrantiga, Kari Jobe, Hillsong United e por aí vai
Supergospel – Qual a sua opinião em relação a esta abertura que a mídia secular esta dando para os evangélicos?
Thiago Ferraz: acho ótimo! Creio que Deus está nos entregando a nossa nação por herança em todas as áreas. Cabe a nós saber utilizar bem este espaço e fazê-lo crescer ainda mais. Mas, como tenho convicção de que quem abriu esta porta foi o próprio Deus, esta abertura vai ficar ainda maior. Acredito que o sonho de ver o Brasil inteiro rendido ao pés de Jesus será uma realidade em nós e através de nós.
Supergospel - A cada dia vemos crescer o uso de meios eletrônicos, como o Twitter, o MySpace, Orkut, Youtube, entre outros, para divulgação do trabalho. O que você acha dessas novas opções de mídia?
Thiago Ferraz: sempre vi as redes sociais como grandes ferramentas de divulgação. Hoje, a página principal e mais atualizada do GuMP é a fanpage do facebook. Lá tem tudo, agenda, fotos, músicas, etc. Também dou bastante prioridade para o twitter. Na verdade, quem atualiza a fanpage é a minha assessoria e, às vezes, eu. Mas o twitter sou eu mesmo que atualizo sempre. Gosto dessa "não-distância" que a web nos proporciona. O youtube e soundcloud dão oportunidade pra que todos conheçam nosso trabalho em qualquer lugar e hora. E a iTunes Store acabou com nossos problemas de distribuição, rs. Acho que tudo isso veio pra trazer facilidade e acessibilidade pra todos nós. É só saber explorar da melhor forma possível. Meu trabalho é todo divulgado via web e, com a graça de Deus, tem trazido resultados incríveis.
Supergospel – Quais os seus planos para essa reta final de 2012 e para 2013?
Thiago Ferraz: além de continuar na divulgação do novo trabalho, o #AcústicoGuMP, agora no final do ano está previsto o lançamento da Coletânea UPBANDS da FlyMusic, que eu estou tendo a honra de fazer parte. Gravamos uma música inédita, exclusiva para a coletânea, numa "pegada" mais rock n' roll. Creio que todos vão gostar. Já existem alguns planos e projetos pra 2013. Em breve divulgaremos.
Supergospel - Poderia deixar um recado para nossos leitores?
Thiago Ferraz: o lugar onde o Senhor nos plantou é exatamente o lugar onde ele quer que criemos raízes, cresçamos e passemos a dar muitos frutos pra Ele. Faça diferença aonde quer que você esteja! Deus quer usar a sua influência no seu meio para transbordar ao seu redor a vida dEle que está dentro de você. Talvez para um tempo como este é que você chegou aonde chegou (Ester 4:14).
Contatos:
(31) 9465-4990
dmassessorias@live.com
ministeriogump.com.br
facebook.com/ministeriogump
@Thiago_GuMP
Thiago Ferraz: Como está escrito na minha biografia do twitter: Servo do Senhor dos Exércitos, filho dos meus pais, marido da minha mulher, pai dos meus filhos e militar das Forças Armadas... Nessa ordem!!! Rs... Sou alguém que decidiu viver os sonhos de Deus e impactar todos ao redor pela realização deles.
Supergospel – Como foi o seu início na música e, mais especificamente, na área de ministério de louvor?
Thiago Ferraz: Sempre fui apaixonado por música. Quando criança, cantava na Igreja Assembléia de Deus, onde fui criado e tive minhas primeiras aulas de música. Mas foi quando participei do Coral do Colégio Militar do Rio de Janeiro que tive aulas de técnica vocal. Aos 14 anos, comecei a cantar no ministério de louvor da Igreja e, desde então, não parei mais. Cantei no back e lead vocal na Igreja Cristã de Nova Vida em Paracambí, nos núcleos evangélicos da minha formação militar e no Ministério Internacional da Restauração (MIR) em Manaus, onde nasceu o Ministério GuMP (GUERREIROS, MÚSICOS, POETAS).
Supergospel – Como você concilia suas atividades como músico e como militar?
Thiago Ferraz: Isso sempre foi um grande desafio. Como relatei, a música veio antes da vida militar. No começo, achei que não daria pra conciliar e que seria o fim da música na minha vida. Mas Deus tinha algo nisso tudo. Meus pastores sempre me apoiaram e, mesmo com as atividades militares, sempre que eu tinha disponibilidade, me davam carta branca pra ministrar na igreja. Hoje, minha assessoria se desdobra pra conciliar minha agenda do quartel, do ministério e mais uma atividade: estou cursando o Seminário Teológico CARISMA, mas tem feito isso com muita excelência. Reservo, principalmente, os finais de semana para as ministrações. A idéia é que uma atividade não prejudique as outras. Deus tem nos ajudado até aqui e vai continuar ajudando sempre, rs.
Supergospel – O que mais marcou durante a gravação do álbum “Guerreiro, Músico, Poeta”?
Thiago Ferraz: Como foi a 1ª vez que gravei num estúdio, tudo foi uma experiência fantástica. Mas a gravação dos back vocals foi o que mais marcou. Foram momentos de comunhão e de presença de Deus maravilhosos. A unção no estúdio era palpável. Inesquecível.
Supergospel – Qual o estilo do disco?
Thiago Ferraz: Eu chamo de Pop/Rock/Adoração.
Supergospel - Qual ou quais músicas você destacaria neste trabalho?
Thiago Ferraz: A faixa título é um grande chamado a todos para lutar em adoração pelas coisas do reino de quem nos deu a autoridade para guerrear. "Na Tua Chuva" foi o meu 1º single com videoclipe e ganha destaque por ter sido composta em parceria com meu tio, o Apóstolo Renê Terra Nova. "Intimidade Extravagante" teve uma versão em inglês, "Extravagant Intimacy", lançada 1 ano depois do lançamento do álbum, em um videoclipe com uma produção cinematográfica, literalmente, sendo o meu 1º single internacional. Mas o grande destaque deste álbum foi "Oh, Espírito Santo", sempre uma das canções mais esperadas pelo público nas ministrações. Vale destacar, também, a regravação de "Ao Único", do Pr Bené Gomes.
Supergospel – Agora em 2012 você lançou um segundo trabalho, dessa vez totalmente acústico. Como surgiu a ideia deste projeto?
Thiago Ferraz: Quando vim transferido de Manaus para Belo Horizonte, tive que mudar os músicos que me acompanham, por motivos óbvios. Assim, resolvemos dar uma roupagem nova nas músicas para marcar essa transição. Dentro deste contexto, no início de 2012, tivemos a idéia de lançar um novo single, com uma versão acústica de "A Maior Guerra", que foi gravada originalmente elétrica no 1º CD. Na pré-produção da música, sentimos a necessidade de se colocar uma voz feminina pra abrilhantar ainda mais a canção. Aí, convidei a cantora Lays Lellis para gravar comigo, que deu um toque muito especial no projeto, além de me apresentar ao Jordan Macedo, que tinha acabado de gravar a Lays no CD dela. O Jordan fez a direção de voz, mixou e masterizou a música. O single foi tão bem aceito, ficou tão bom (eu sou suspeito pra falar, rs), nessa "pegada" acústica, que daí surgiu a idéia de se produzir um projeto todo acústico.
Supergospel – Como e onde foi produzido?
Thiago Ferraz: Assim como o single "A Maior Guerra", o disco foi produzido junto com meus músicos e um grande amigo, Paulo Oliveira (Paulinho), que me deu algumas canções pra eu gravar, inclusive. A idéia era explorar a simplicidade do acústico com muita qualidade. Com apenas violão, cajón e uma leve percussão, o álbum foi todo gravado, mixado e masterizado pelo Jordan Macedo, no Polo Studio, em Belo Horizonte-MG. Mais uma vez o Jordan me dirigiu, fazendo um trabalho espetacular.
Supergospel – Como ficou a sonoridade desde novo álbum?
Thiago Ferraz: ficou um som bem diferente do 1º disco, mas sem perder a essência do Pop/Rock/Adoração. Algo simples, mas com muita qualidade, como a "pegada" acústica deve ser. Está dando pra entender o real significado de que "o menos é mais".
Supergospel - Como foi o processo de seleção do repertório de #AcústicoGuMP?
Thiago Ferraz: Passei uma tarde com o Paulinho pra definir o repertório, onde apresentei novas composições minhas e ele me presenteou com algumas composições dele. Como no 1º álbum, veio a idéia de regravar uma música bem antiga numa levada mais atual e, dessa vez, selecionamos uma música em inglês para uma versão em português. Daí, fechamos o repertório com "A Maior Guerra", com participação especial da Lays Lellis.
Supergospel - Qual ou quais músicas você destacaria neste segundo disco?
Thiago Ferraz: "Senhor meu e Deus meu" tem sido a minha oração dia após dia e, agora, tem se tornado a oração de muitos. Até agora, esta é canção que o público está se identificando mais. Não foi a que escolhemos pra um 1º single, mas está sendo a mais pedida nas rádios e nas ministrações.
Supergospel – Você já lançou 3 vídeo clipes. Como você enxerga esta ferramenta dentro do seu ministério?
Thiago Ferraz: Eu cresci assistindo videoclipes e sempre vi esta ferramenta como uma maneira de passar a mensagem que se quer passar de forma mais intensa. No video, a gente se identifica com a situação. Vê o q está sendo passado. E não apenas ouve. E todos nós, como pessoas, somos muito visuais. Creio que, quando vemos algo, retemos muito mais informações do que reteríamos se apenas ouvíssemos. Além de servir como um excelente meio de divulgação, enxergo os videoclipes como uma ferramenta para passar as idéias e a mensagem do ministério e das canções com mais força.
Supergospel – Como surgiu a parceria e o convite para a participação da cantora Lays Lellis?
Thiago Ferraz: como eu disse, na pré-produção do single acústico, sentimos a necessidade de uma voz feminina e, logo depois, um amigo me apresentou o trabalho da Lays, que eu achei maravilhoso. Quando eu ouvi a voz dela, na hora eu disse: "Tem que ser ela! A voz vai encaixar perfeito pra o que queremos." Sabia que ela era de BH, então falei com ela pelo twitter e marcamos uma reunião pra eu apresentar o ministério e o projeto do single. Ela foi super atenciosa e aceitou na hora o convite, rs. E ainda me apresentou ao Jordan Macedo, que cuidou com muito carinho de toda a parte do áudio do single. Foi tudo muito rápido! Em um sábado tivemos a idéia e começamos a pré-produção no ensaio do ministério. No domingo conheci o trabalho da Lays. Na segunda falei com ela e marcamos a reunião pra terça. No sábado seguinte a gente já estava no estúdio gravando! E, 3 semanas depois, gravamos o videoclipe no Auditório de Música da Universidade Federal de Minas Gerais com o Victor Gutemberg (Jambu Filmes), que dirigiu todos os meus videoclipe. Deus abriu todas as portas de forma surpreendente.
Supergospel – Como você esta tratando sua identidade visual na web e nos meios de divulgação em geral?
Thiago Ferraz: Minha identidade visual foi sempre cuidada pelo Maurício Nascimento (designer do MIR-Manaus). Ele que faz as artes para o site, capas dos CDs/Singles e a customização das minhas redes sociais. Hoje, eu conto com uma assessoria de imprensa, a DM Assessorias, que faz todo o contato com as mídias e produz sugestões de pautas para os meios de divulgação em geral.
Supergospel – O que você tem ouvido hoje em dia?
Thiago Ferraz: Ouço muita coisa, rs. Hoje em dia, ouço Shawn McDonald, Jimmy Needham, TobyMac, Fernandinho, Thalles, Kleber Lucas, Vineyard, Oficina G3, Jesus Culture, Chris Tomlin, Matt Redman, Third Day, Palavrantiga, Kari Jobe, Hillsong United e por aí vai
Supergospel – Qual a sua opinião em relação a esta abertura que a mídia secular esta dando para os evangélicos?
Thiago Ferraz: acho ótimo! Creio que Deus está nos entregando a nossa nação por herança em todas as áreas. Cabe a nós saber utilizar bem este espaço e fazê-lo crescer ainda mais. Mas, como tenho convicção de que quem abriu esta porta foi o próprio Deus, esta abertura vai ficar ainda maior. Acredito que o sonho de ver o Brasil inteiro rendido ao pés de Jesus será uma realidade em nós e através de nós.
Supergospel - A cada dia vemos crescer o uso de meios eletrônicos, como o Twitter, o MySpace, Orkut, Youtube, entre outros, para divulgação do trabalho. O que você acha dessas novas opções de mídia?
Thiago Ferraz: sempre vi as redes sociais como grandes ferramentas de divulgação. Hoje, a página principal e mais atualizada do GuMP é a fanpage do facebook. Lá tem tudo, agenda, fotos, músicas, etc. Também dou bastante prioridade para o twitter. Na verdade, quem atualiza a fanpage é a minha assessoria e, às vezes, eu. Mas o twitter sou eu mesmo que atualizo sempre. Gosto dessa "não-distância" que a web nos proporciona. O youtube e soundcloud dão oportunidade pra que todos conheçam nosso trabalho em qualquer lugar e hora. E a iTunes Store acabou com nossos problemas de distribuição, rs. Acho que tudo isso veio pra trazer facilidade e acessibilidade pra todos nós. É só saber explorar da melhor forma possível. Meu trabalho é todo divulgado via web e, com a graça de Deus, tem trazido resultados incríveis.
Supergospel – Quais os seus planos para essa reta final de 2012 e para 2013?
Thiago Ferraz: além de continuar na divulgação do novo trabalho, o #AcústicoGuMP, agora no final do ano está previsto o lançamento da Coletânea UPBANDS da FlyMusic, que eu estou tendo a honra de fazer parte. Gravamos uma música inédita, exclusiva para a coletânea, numa "pegada" mais rock n' roll. Creio que todos vão gostar. Já existem alguns planos e projetos pra 2013. Em breve divulgaremos.
Supergospel - Poderia deixar um recado para nossos leitores?
Thiago Ferraz: o lugar onde o Senhor nos plantou é exatamente o lugar onde ele quer que criemos raízes, cresçamos e passemos a dar muitos frutos pra Ele. Faça diferença aonde quer que você esteja! Deus quer usar a sua influência no seu meio para transbordar ao seu redor a vida dEle que está dentro de você. Talvez para um tempo como este é que você chegou aonde chegou (Ester 4:14).
Contatos:
(31) 9465-4990
dmassessorias@live.com
ministeriogump.com.br
facebook.com/ministeriogump
@Thiago_GuMP
Ouças as músicas e saiba mais sobre:
Veja também no Super Gospel:
- ZÉZIIN e convidados lançam “Atos e fatos” pela Trindade Records
- Gabriell Júnior lança novo single "O Trono É Seu" e convida à entrega total a Deus
- Tribo Galileia, Tom Calvário e Israel Rapper lançam “ATOS 3” Pela Trindade Records
- Theo Rubia e Felipe Rodrigues lançam nova versão da canção “Tu és tudo o que tenho" AO VIVO no Espírito Santo
Comentários
Para comentar, é preciso estar logado.
Faça seu Login ou Cadastre-se
Se preferir você pode Entrar com Facebook