Notícias

Castelo Forte

Redação em 15/01/04 4759 visualizações
Pr. Amílcar, conte-nos um pouco sobre o início do seu ministério como pastor, e sobre o início do Ministério Castelo Forte.

Eu iniciei há 4 anos. Por 9 eu já servia ao Senhor em tempo integral. Em 1999 eu entendi do Senhor que Ele estava me direcionando a um tempo integral para pastorear e também para o ministério de adoração e louvor. Eu trabalhava em um ministério e eu e minha esposa vimos que Deus estava nos chamando para este novo tempo. Então pedimos demissão daquele Ministério, e partimos para aquilo que o Senhor nos chamava. Logo o Senhor nos direcionou no que fazer e cumprimos com obediência. Pedimos cobertura à Igreja no Rio de Janeiro e iniciamos um pequeno grupo na casa de um querido casal. Ali se iniciou um tempo novo: nada tínhamos! Nem um violão, nada mesmo. Só a certeza de que o Senhor nos chamara para um novo tempo. A cada dia iam chegando as ovelhas, alguns se convertendo e outros que já eram convertidos mas que precisavam de um novo tempo com o Senhor. No final de 2001 demos início a Igreja, e tudo começou desta forma, bem simples e humilde: estamos até hoje nesta visão! O Ministério Castelo Forte começou depois de alguns meses do início da Igreja. Iniciamos tudo em um quarto, adorando ao Senhor. Eu, desde 1993, ministro adoração e louvor e fui chamado de uma forma bem clara para este Ministério: recebi uma Palavra do Paul Wilbur que dizia que o Senhor estava me chamando para este Ministério e que naquele dia ELE estava me ungindo e me separando e depois dali iniciei a viver este chamado. Dentro do quarto eu e minha esposa adorávamos ao Senhor e fomos muito ministrados pelo Senhor ali. Nunca nos preocupamos com STATUS, em sermos conhecidos, ou qualquer outra coisa. Até hoje queremos ser encontrados por uma só pessoa, o nosso Pai. Daí o Senhor colocou em nosso coração gravar um CD, e tudo veio a se cumprir com a gravação e a chegada de pessoas ligadas ao Ministério de Adoração.

Conte-nos sobre a faixa Prepara-te, que é o título do primeiro CD do Ministério: como esta canção foi composta?

Prepara-te é um cântico que nasceu no coração de Deus, lá nos Céus. Hoje muitas Igrejas cantam esta canção e são abençoadas de diversas maneiras.

Deus me deu, no início do Projeto do primeiro CD, uma palavra que está em Amós 9:11-15 e ali o Senhor dá uma Palavra para Israel de restauração que é repetida no novo testamento pelos apóstolos, pois o Senhor enviou Jesus para restaurar a sua casa. Prepara-te fala sobre isso, um tempo de restauração da Igreja, da nossa cidade, do Brasil (que necessita de mudanças, de vida, de alegria, de firmeza, humildade, caráter, e outras coisas mais). A composição se deu depois de algumas pregações na Igreja, aconselhamentos e intercessão, onde o Espírito Santo começou a colocar a letra. Me lembro de duas ocasiões específicas: a 1ª foi em uma vigília, onde escutei nitidamente o arranjo da música, as primeiras notas, e a 2ª em um congresso, onde me deu uma saudade muito forte de minha esposa, e o Senhor começou a falar em meu coração sobre a noiva, a Igreja, e foi onde se deu a finalização então da composição. Certamente esta canção vai ser a primeira, sempre a primeira, sempre mesmo em meu coração e chamado ministerial.

Outras como a agitada “Como um Pão” e “Castelo Forte” parecem nos colocar dentro do próprio culto da Igreja. Como foi o clima para as pessoas que participaram da gravação ao vivo?

O que o Senhor colocou em meu coração foi gravar aquilo que temos vivido em nossa Igreja, aqui em São Paulo. Quando demos o play para a gravação, a presença do Senhor foi muito forte. O próprio Asaph Borba (que deu início ao culto e à gravação) disse que o Senhor estava ali, com uma presença pura, verdadeira. Gravamos aquilo que vivemos dia a dia na Igreja, que é a expressão do Corpo de Cristo na terra. As pessoas entraram neste clima e foi maravilhoso.

Você acha sinceramente que a adoração como estilo musical tem crescido no mercado de CD’s ? Isso pode ser considerado como uma nova “tendência” do mercado?

Sim. Creio que tenha virado “moda”, mas creio também que o que é verdadeiro vai continuar. Não gosto de julgar ou impor minha opinião mas, se olharmos para a Palavra, vamos ver que se as pessoas estão gravando aquilo que vivem certamente isso vai ficar e vai produzir muita coisa boa para o Brasil e para as Nações. Continuando a 2ª pergunta eu acho que Adoração já é uma tendência no Mercado, pois o número de CD’s que movimentam o mercado é muito grande e a tendência é só aumentar.

Na sua opinião, o que realmente é Adoração? E nós, quando cantamos na Igreja ou em casa, somos adoradores?

Opiniões à parte, olhando para a Palavra vejo que Adoração começou com dois personagens do velho testamento. O primeiro foi Abel que deu do melhor que tinha de tudo o que possuía. Abel obedeceu integralmente a Palavra e isso, aos olhos do Senhor, foi bem. Outro foi Abraão, que também obedeceu e deu o melhor ao Senhor com toda a sua vida, dando seu próprio filho (seu melhor bem) para o Senhor. Isso é Adoração, uma entrega absoluta de todas as coisas a Deus. Nossas vontades, desejos, conquistas, tempo, enfim: tudo que somos, tudo, tudo, tudo que temos. Em qualquer lugar que estivermos podemos adorar ao Senhor, ou ser um adorador, pois em qualquer lugar eu posso obedecer ao Senhor.

Quais são as bandas que você ouve nas horas de tempo livre?

Asaph Borba, Adhemar de Campos, Daniel Souza, Sóstenes Mendes, Rhimena Abecia, SONICFLOOd, Thirday, Paul Wilbur entre outros.

Fale-nos um pouco sobre o “Adora, São Paulo!”. Como surgiu este evento juntamente com o Pastor Adhemar de Campos?

Desde 1999 o “ADORA,SãoPaulo!” está sendo ministrado em meu coração pois vejo que esta cidade é um local que o Senhor quer levantar um grande exército de adoradores. Deus deseja ver uma nação prostrada ao seus pés, e esta é a direção que Ele tem dado: um tempo de uma profunda adoração ser levantada em São Paulo, através de vidas que vão fazer como Abraão, que obedeceu ao Senhor. Estamos, a partir de janeiro, todas as segundas-feiras no Teatro Procópio Ferreira, que já foi palco de tantas atrações (entre elas o “Sai de Baixo” da Rede Globo) e que hoje é um altar do Senhor, onde muitos serão levantados. Compartilhei tudo isso em um restaurante de São Paulo com o Pr. Adhemar de Campos e em poucos minutos firmamos uma aliança de juntos estarmos servindo ao povo de São Paulo neste projeto.

Quais serão os próximos convidados?

Já ministraram, Adhemar de Campos, Ministério Castelo Forte, Pr. Carlos Alberto Bezerra, Ronaldo Bezerra, Carlinhos Felix, Rhimena. E para 2004 muita coisa vem por aí. Em fevereiro teremos o lançamento em São Paulo (capital) do novo CD do Daniel Souza, que é o Discípulos 3, e você pode esperar que muitos ministros estarão conosco. Prefiro deixa-lo na expectativa...(risos).

O que você acha que falta à Igreja (corpo) no Brasil? Poderíamos melhorar em algum ponto com relação a este mundo tão carente de Deus?

Falta compromisso com a verdade. Necessitamos nos comprometer realmente com a verdade de Cristo. O que vemos é uma Igreja que, em muitos lugares, está dividida por muitos estarem longe de viverem as verdades de Jesus. Pessoas que estão mais preocupadas com placas, fogo estranho e outras coisas.

Quais são seus planos para o futuro (CD’s, igreja, ministério, família, etc.)? O que podemos esperar de novidade no Ministério Castelo Forte?

Para mim, em 1º lugar, conhecer mais e mais a Deus além de levar, como sacerdote de minha família, meus filhos ao altar do Senhor. Em 2º lugar, o Ministério Castelo Forte está com 2 projetos de gravação para 2004. Um deles já está sendo trabalhado na produtora LIFE (que gravaremos ao vivo em março de 2004) e o outro mais para o fim do ano, que é um trabalho de estúdio. Todos os dois trarão surpresas na produção, pois temos pensado em algo bem atual e variado. Além do “Adora, São Paulo!” e dos CD’s, estamos escrevendo um livro, e certamente queremos ”servir ao Senhor” em primeiro lugar sobre todas as coisas.

Deixe uma mensagem para os usuários do Super Gospel.

“Prepara-te Igreja e todos os usuários do SuperGospel também”, pois está chegando nosso dia, as uvas estão sendo escolhidas para um vinho Novo que vem sobre todos nós

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Castelo Forte

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook