Análises
Brisa (Supernovavida)

No final de 1999 a Banda se reuniu pela primeira vez para participar do SaraMusic Festival, onde participou com duas músicas e conseguiu o primeiro e terceiro lugar respectivamente. Aquele resultado foi a confirmação do que o “som” que a banda fazia não agradava só a quem estava tocando...
A virada do milênio estava próxima e no ano seguinte a Banda começou a tocar pra valer. O objetivo, um só. Falar de Deus através da música.
Continuaram então a participar de alguns festivais, entre eles duas edições do CCM/ Manchete, concorrendo nas duas vezes com mais de 1.000 bandas do Brasil inteiro e conseguindo o feito de estar no segundo e terceiro lugar.
Era a resposta.
Em 2002 gravaram o primeiro trabalho e rapidamente a música Força das águas emplacou, tirando a banda do anonimato.
Em seguida do mesmo cd, a música O homem faz seus planos foi executada na maioria das rádios gospel do País.
Em 2003 Supernovavida já havia estado em alguns dos melhores eventos de música gospel do país e o disco Força das águas conseguido abrir portas onde quer que chegassem.
Em 2005 a Banda lançou seu segundo álbum intitulado Brisa, o que rapidamente confirmou o estila da banda.
Combinando rock, pop e baladas com apresentações fortes e foco na pregação do evangelho, Supernovavida tem conseguido seu objetivo e junto com ele a certeza de estar fazendo diferença.
O encarte de “Brisa” apesar de simples, tem uma edição bem suave e discreta. Traz a ficha técnica, agradecimentos dos integrantes e as 9 letras, mas não contém as cifras.
A primeira faixa, Brisa ao vento é uma balada envolvente e cativante. Traz uma introdução e um solo de guitarra bem objetivos e perfeitamente encaixados na proposta harmônica da canção, fato que confirma a qualidade musical e poética do grupo.
A coragem mantém os adjetivos da faixa anterior. A canção é cadenciada pelo piano e traz um discreto arranjo de cordas interpretado nas convenções que dão um tempero especial a canção.
Por falar em guitarra temos a seguir uma seqüência hard rock de cunho evangelístico que versa sobre a volta de Jesus de uma forma criativa e inusitada.
Voltará é um “quase” new metal (rap com base de hard rock) que traz um desfile de licks, riffs e muita distorção, que com certeza vai agradar os roqueiros mais exigentes.
Avisa lá em casa mantém a proposta anterior e segue com os riffs cadenciando o andamento bate-estaca. Somzeira!
Mesmo que o tempo e Olha pra mim dão uma acalmada no clima. Retornam a estrutura das duas primeiras canções. São baladas pop que usam piano em sua condução harmônica no lugar do geralmente usado violão, além da letra melódica e poética ao lado de uma guitarra com muita presença e feeling.
Fora da lei poderia estar encaixada ao lado de “Voltará” e “Avisa lá em casa”. Nesta “trilogia” roqueira esta canção é a mais rápida e pesada do disco. Somzeira em dobro!
Agora eu sei nos remete de volta as baladas anteriores. Uma excelente canção de adoração e contrição que segue a qualidade poética das antecessoras.
Apesar de não interferir no resultado final, esta alternância no repertório poderia ter sido evitada, pois as mudanças de nuance entre as baladas e a pegada do rock deixam uma impressão meio confusa.
Mais coragem, mais fé fecha o álbum. Pena que são apenas 9 faixas. Sua letra faz alusão ao conhecido poema “pegadas na areia”. Os licks de guitarra que preenchiam os espaços dão lugar para um órgão bem no fundo e uma pegada harmônica com mais ênfase nos dedilhados.
Supernovavida é uma grata surpresa vinda de Brasília em meio ao cenário nacional de louvor e adoração. Com identidade própria, traz um repertório de canções inteligentes, todas executados com técnica e criatividade.
Pena que são apenas 9 faixas, mas com certeza vale a pena conferir.
Até a próxima!
Ouças as músicas e saiba mais sobre: Supernovavida
Veja também no Super Gospel:
- Leandro Soares lança “Não É o Fim da História” Uma canção carregada de esperança e fé
- MK Kalixto e Dany Groove lançam “A Missão de Uma Mãe Atípica”, um grito de fé e resistência para o dia das mães
- Bálsamo de Cura lança o single “Não Abra Mão” pela Bless Music: uma canção que renova a fé em tempos de escassez
- nedy Gomes lança “Mãe Atípica” pela Trindade Records: uma homenagem sensível e potente para o Dia das Mães

Roberto Azevedo
Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.
Comentários
Para comentar, é preciso estar logado.
Faça seu Login ou Cadastre-se
Se preferir você pode Entrar com Facebook