Análises
Assistimos o DVD 25 Concierto Conmemorativo, de Marcos Witt. Confira nossa opinião

É óbvio que eu não sou louco de começar a analisar o DVD sem antes contextualizar a vocês – alguns que nem tem noção de quem é Marcos Witt e sua importância para a música cristã latina – sobre o cantor e esse trabalho.
Embora tenha suas raízes musicais muito ligadas ao México, Marcos é natural do Texas. Toda a sua infância e adolescência morou na sua cidade natal, San Antonio. Em uma congregação cristã dessa cidade, ele foi designado como ministro musical. Estudou música clássica na Universidad de Juarez, pararelo a um curso de Teologia no Institute Bible College. Posteriormente, trabalhou seu crescimento musical e espiritual na Universidade de Nebraska.
Em 1986, além de se casar com Miriam (das quais tem hoje quatro filhos), ele lançou seu primeiro álbum, Canción a Dios. Junto do álbum, ele cria também a CanZión Producciones, uma empresa mexicana dedicada a música cristã moderna em espanhol. No ano seguinte, seu trabalho ganha o reconhecimento, ganhando ele o prêmio de intérprete masculino do ano, pela AMCL. Em 1988 lançou seu segundo CD, mas foi em 1991, com o lançamento do álbum Proyecto Alabanza e Adoración, que ele ganha notoriedade internacional. Suas músicas começam a ser conhecidas em todo o mundo e uma delas ganha o prêmio de música do ano – Renuévame.
A partir do mesmo ano, ele começa a gravar álbuns ao vivo, conhecidíssimos da música cristã latina, como Tu y yo, Poderoso, Alabadle!, Venció, Enciende uma luz e Homenaje a Jesus. Ao longo dos anos, conforme seus álbuns ganham notoriedade e reconhecimento, Marcos ganha vários prêmios, não só da AMCL, como também vários Grammys, como melhor álbum cristão.
Em setembro de 2002, Marcos Witt, atendendo a um convite do Pr. Joel Osteen, cria, com sua família, e pastoreia a comunidade hispana da Lakewood Church, uma das maiores igrejas do mundo, sendo sua comunidade com 13 mil membros. No último mês de setembro, exatamente 10 anos depois, Marcos encerra um ciclo em seu ministério e renuncia a comunidade, deixando-a sob o comando de seu amigo e pastor, Danilo Montero
Marcos Witt é uma grande referência na música cristã brasileira. São dezenas de canções conhecidas, cantadas por cantores e ministérios como Denise Cerqueira, Asaph Borba, Paulo Figueiró, Comunhão e Adoração, entre outros. Com certeza você já deve ter ouvido falar de canções como Graças, Poderoso, Ao que é digno, Tua fidelidade, Teus olhos, Levanta-se Senhor, Alegrem-se, Teu nome oh Deus, Somos um povo de Deus, Acende uma luz, e a mais conhecida delas, Renova-me.
Bom, vamos falar sobre o álbum. Esse álbum é uma recordação de grandes momentos musicais na vida e no ministério de Marcos Witt. Ao longo do álbum, que possui mais de duas horas de gravação, temos a oportunidade de ver grandes sucessos de sua carreira, sob novos arranjos, vários medleys, duetos, homenagens, momentos de descontração, mas principalmente momentos de gratidão e adoração a Jesus Cristo. A musicalidade do álbum, com arranjos excelentes dos pianos – lembrando que ele é pianista e em seus primeiros 10 anos ele é quem tocava teclado -, guitarras e uma orquestra de metais excelente. São 36 – isso mesmo, trinta e seis – canções, gravadas sobre um altíssimo grau de qualidade, tanto no áudio, na música, como também no vídeo, que teve direção de Jon Swearingen. O álbum teve a participação especial de grandes cantores, como Alex Campos, Coalo Zamorano, Crystal Lewis, Danilo Montero, Jesús Adrián Romero, Marcela Gándara e Marco Barrientos. Além disso, várias bandas participam ao longo de toda a gravação – bandas estas que participaram do ministério de Marcos ao longo de sua carreira.
Como dito por Marcos, “A finalidade desta obra [...] é incentivar a cada pessoa a vir a este lugar, onde Jesus Cristo é exaltado, pra declarar com liberdade que seu nome é o único merecedor de toda a glória, honra, e nosso louvor por toda a eternidade.” O álbum, além de todo o evento que provocou, deu inicio a uma turnê, por 25 cidades da América Latina, para divulgação e, claro, comemoração do ministério de Witt, em parceria com a Lidere Internacional.
Vamos começar a análise?
O DVD começa com prelúdio comemorativo, com algumas cenas da pré-produção, ensaios simples, ensaios gerais no local da gravação, bem como os bastidores da grande gravação – algo natural, não só pela proporção da gravação, como também pela sempre notável qualidade vista nos seus álbuns. Ao fundo, temos uma releitura, muito legal de Un adorador - canção essa que tem várias releituras, cantadas em vários lugares latinos, mas que está nesse DVD, como veremos adiante.
Um medley de abertura nos traz as primeiras imagens, não só do palco, como também da própria igreja, grandiosa e completamente lotada. Como mostrado na tela, “Bem-vindo a uma celebração do que Deus tem feito nestes 25 anos”. O medley traz bastante da guitarra de Roberto Prado, com Marcos Witt no piano. Arranjos bem legais, interessantes para o início de uma gravação. Temos o coro de Gracias cantado pelo backing, seguido de uma bela performance de Witt ao piano, junto de arranjos leves de cordas, desembocando no backing a cantar o coro de Amante de ti, Señor, canção do CD Venció.
Em seguida, Marcos Witt saúda a todos junto ao piano que fica na sala da casa de sua mãe, Nola, em Durango, México. Ele mostra o piano na qual ele aprendeu a tocar. Ele conta que naquele piano, ele chorava, se frustrava, mas era naquele piano que ele tinha encontros maravilhosos com o Espírito Santo. Foi lá onde ele compôs as primeiras canções do primeiro trabalho dele.
E uma dessas canções, a primeira, é Canción a Dios, que ganha uma releitura bem legal, com bastante dos metais e toques de guitarra. Excelente participação do backing. É óbvio que o nível musical de 25 anos aumenta muito, mas tem que se considerar que os arranjos ficaram perfeitos. Uma pena que a canção foi rápida e simples. Daquelas canções que são rápidas, mas sem exageros. Muito bom.
Sem pensar, Marcos Witt, trocando de piano, começa os primeiros acordes de Motivo de mi canción, do álbum Te anhelo. Uma bela interpretação ao piano, com arranjos pontuais, complementando muito bem a canção. Novamente, temos uma interpretação rápida, igual a anterior, dando um gostinho de “quero mais”. A ideia, não só aqui, mas no restante, não é de tocar poucas músicas, mas dar um gostinho de cada uma das grandes que fizeram a história de seu ministério.
Como um medley, continuamos com Es por ti, do álbum Vivencias. Linda canção, novamente no piano, com uma interpretação excelente. É um estilo bem diferente de Marcos, não tão rotineiramente ouvido dele. Uma canção sem backing, onde Marcos segura a voz muito bem. Bons toques do teclado de Sergio González. Gosto muito do violão nessa canção, conduzido por Roberto Prado. No final, um peso muito interessante na guitarra, contrastando com o início. Lindo mesmo.
Novamente, temos um depoimento de Marcos, agora em uma capelinha, onde seus pais organizavam, em Durango, acampamentos para jovens. Ele diz que lá, com 8 ou 9 anos de idade, ele recebeu seu chamado para o ministério. Lá ele cantava suas primeiras canções. Ele conta sobre vários de seus amigos, que foram importantes no seu ministério, como Pablo Casillas e David Bell.
Iniciando a segunda parte do DVD, temos uma das suas mais antigas canções, gravada no CD Adoremos: Te amo. Traz um arranjo lindo, no piano, com alguns toques no baixo e uma bateria bem suave, trazendo alguns toques de jazz e bossa nova. A interpretação de Marcos Witt é excelente, primorosa. Os metais, no final da canção, deram um toque no coro, que é lindo: “Te amo, te amo, Cristo, tu sabes quanto te amo”. Acho que trocaria os metais por um sax ou um trompete de Omar Martinez apenas, embora no final da canção, os metais se encaixaram excelentemente, quando a música ganhou um peso maior. Excelente.
Após falar sobre uma das composições conhecidas de Jason Morris, que foi gravada por Marcos, ele canta Cuan bello es el Señor, do CD Tu y yo. Traz um arranjo bem legal, de bossa nova, com aquele estilo que nós conhecemos muito bem, com o piano e a bateria. Uma releitura que ficou excelente, muito legal, que gostei muito. Gosto bastante da interpretação de Marcos Witt, que, diferente do comum, nesse estilo musical, é mais pesada. Destaque para o solo de guitarra de Roberto e de Sergio Gonzalez, no piano. O final da canção, com um grande peso na voz de Witt, ficou fora de série. Nota 10!
Novamente, um depoimento de Witt. Agora, na Casa de Cultura, de Durango. Foi lá onde ele fez seu primeiro concerto de piano. Depois, ele vai até a Escola de Música, pra falar sobre como foi seu aprendizado e seus muitos anos naquele lugar. Ele também fala sobre seu amigo Rick Villa, que o ajudou na gravação de seu primeiro CD, bem como sobre Juan Salinas, grande amigo dos tempos da escola, e que compôs várias canções, não só pra ele, como também para outros cantores. Três dessas canções veremos a seguir, na terceira parte do DVD.
Temos Has cambiado, do CD Tu y yo, que ganhou um estilo bem interessante, que mescla um pouco de rock com um pop característico de Witt. Bons toques das teclas, junto dos metais. Além disso, muito bom o backing.
Igual no início, com alguns toques de guitarra, temos Un adorador, do CD Adoremos. Uma canção bem conhecida de Marcos ganhou um toque bem empolgante cheio de guitarra e efeitos no teclado. Novamente, bela participação do backing. Canção bem legal, muito bem interpretada.
Prosseguimos com Será llena la tierra, famosa canção que, aqui ganhou uma roupagem bem interessante, com alguns toques de reggae, mas bem diferente na bateria. Excelente interpretação. Gosto da participação dos metais. Ótima versão. Gostei bastante.
Agora, temos um momento muito especial. Aqui ele fala sobre a sua primeira banda e seu desejo de ter uma banda onde pudesse viajar por todo México tocando e cantando. E nesse momento, depois e 17 anos sem tocar com eles, Marcos tem a oportunidade de cantar três canções com Gerray West na guitarra, Randall Gonzalez na bateria, o baixo de Luiz Chi Sing, Melvin Cruz nos teclados de apoio e Cézar Garza nos teclados principais. Iniciamos a quarta parte do DVD.
Com os famosos acordes, inesquecíveis, temos Te exaltamos, do CD Projecto AA. Na verdade não mudam muito os estilos, apenas na bateria, com uma pegada mais consistente, diferente do original. Destaco o backing, muito bem colocado.
Seguimos para a bela Tu misericordia, do CD Adoremos, que ganha um arranjo muito belo, no teclado, mais suave. Novamente, a voz de Witt é excelente, principalmente no coro. A canção conseguiu manter a mesma beleza do original, tão lindo quanto.
Prosseguimos com Tu y yo, do CD de mesmo nome. Ganha uma introdução bem legal no teclado, dando uma impressão de suavidade. Mas logo isso cai por terra, com um arranjo bem legal, empolgante e forte. Um arranjo diferente do original, mais pesado, mas combina perfeitamente com a música. Excelente participação dessa primeira banda de Marcos.
Marcos, falando da saída de Garza e Chi Sing de sua banda, falou da entrada de Isaac Escamilla no teclado principal e de Emmanuel Espinosa no baixo, além do saxofone de Rudy Rodríguez. E com isso, ele começa a tocar com sua segunda banda, que faziam dez anos que não tocavam. A quinta parte do DVD.
Começamos agora com Al que es digno, do CD Venció. Uma passada rápida no coro e na estrofe, nessa ordem, lembra bastante a versão original – claro, com algumas mudanças, bem leves. Uma pena que é tão pequeno, já que vale a pena ouvir.
Do mesmo CD, temos Venció, com uma pegada bem legal, trazendo o teclado com alguns efeitos e muuito do baixo. Não aparece tanto os metais como aparece na versão original, bem como o backing. Boa releitura. Destaque para o rap no final, com a participação de Israel “Ray” Alonso. Belo toque à música.
Enciende una luz, do CD de mesmo nome, é uma das mais belas e conhecidas canções de Marcos. Tocada suavemente ao piano, ganhou algumas batidas diferentes, interessantes, mas que não foram de meu agrado. O duo feminino Lorena e Lolita que o acompanha é excelente. A imagem do público segurando seus celulares “iluminados” no cenário escuro é linda demais. Momento lindo demais.
Depois desta parte, temos um momento onde Marcos fala um pouco sobre um momento de sua vida, por volta de 2000, sendo um momento de angústias dele e sua esposa, Miriam. É um testemunho lindo, que vale a pena assistir.
Aqui, começamos a sexta parte do DVD, onde começam vários duetos e participações especiais. Começamos com a belíssima Dios ha sido fiel, do CD Vivencias. Um belíssimo arranjo, no piano, posto bem suave. Um dueto lindíssimo com a voz forte de Crystal Lewis, que vem pra dar mais força a música. Perfeito! Belíssimo!
Fazendo menção ao grande compositor e cantor Miguel Casina, ele canta uma das mais belas canções de sua carreira: Tu fidelidad, do CD Poderoso. É emocionante ver Marcos e toda a congregação cantando essa canção. No meio da canção, temos um testemunho do cantor e produtor Alex Campos que é de chorar. Então temos um dueto lindo de Alex com Marcos, para coroar esse momento lindo e emocionante! Graças à fidelidade de Deus conosco!
Na mesma temática, temos uma música solada por Alex – canção de um de seus álbuns. Fiel, que é cantada para desembocar novamente no coro de Dios ha sido fiel, cantada por ambos. Belíssimo momento!
Chegamos, recém, a metade do DVD. E ainda há muito a nos esperar. E pra começar, uma cena inusitada. Pra quem está acostumado com o visual de Marcos, vê-lo com o cabelo mais comprido é raro. Mas até então, era o que víamos. Pois bem: o que aconteceu? Marcos cortou o cabelo no intervalo da gravação. Isso mesmo! 10 minutos para fazer isso. E você vê isso na gravação! Diferente!
É óbvio que não ficaríamos aguentando 10 minutos de uma sessão de corte capilar. Por isso, temos um depoimento abençoado e descontraído do Pr. Joel Osteen, presidente da Lakewood Church. Começamos, aqui, a sétima parte do DVD.
Com Marcos de visual novo, temos Se oye em las naciones, do CD Enciende una luz. Uma batida bem legal, com alguns toques de metais, e um arranjo bem empolgado. Bela canção.
Prosseguimos com uma versão de Levántate Señor, do CD Alabadle!. Uma batida diferente, com outra pegada do original, dá uma sensação menos “canção de guerra” e mais de “canção de júbilo”. Gostei, ficou bem interessante.
Continuamos com Poderoso, do CD de mesmo nome. A batida que já estamos acostumados, mas que ganha uma versão interessante, com um bom duo da bateria e do baixo, com alguns toques da guitarra. Um solo de guitarra de Roberto Prado deu um toque bem legal.
Na mesma pegada, entramos com Aleluya a nuestro Dios, do CD Sana nuestra tierra, ganhando uma pegada diferente, principalmente da bateria, com alguns toques do piano. Uma bela releitura da canção.
Sem parar, uma versão bem legal, diferente de Cristo es mi Señor, do CD Poderoso. Ganha bastante dos metais, ganha uma leveza nos arranjos, com alguns toques de órgão e guitarra, bastante baixo. Pra quem está acostumado com o original, a diferença é gritante, mas a canção continua bela.
Tu harás, do CD Sobrenatural, ganha uma versão mais leve que o original, com bastante bateria, mas com mais toques de piano e metais. Nesta e nas outras canções, uma bela participação do backing.
Numa pegada bem diferente, um pouco latina, temos En los montes, en los valles, do Dios es Bueno. Uma canção bem empolgada, com uma bateria dando um toque especialíssimo, junto dos metais primorosos. Excelente.
Começamos a oitava parte do DVD, com Marcos ao piano. Ali ele conta sobre as músicas que Deus deu a ele. Muitas não foram dadas em casa, no piano, mas nas estradas por onde ele seguia, no avião, no chuveiro e até mesmo em um fusca na Cidade do México. Não só conta, como também as toca. É um momento de descontração, de memória e de bênção, sem dúvida.
Mas, sem dúvida, a mais bela e a mais conhecida canção de Marcos Witt é Renuévame, do CD Proyecto AA. Um depoimento do autor, Juan Luis Guerra, precede a interpretação. E, no ritmo dominicano da bachata, temos uma releitura dessa belíssima canção. Sem dúvida, um momento maravilhoso e muito belo.
Após esse momento, Marcos conta sobre histórias e testemunhos que ele tem conhecido sobre o que Deus fazia através dessa canção. Um destes testemunhos tinha sete páginas. E o autor deste testemunho é Luis Gandara, que esteve nesta gravação para contar sobre esta história. É lindo e emocionante ver essa história. E o mais lindo e fantástico de tudo isto é saber que esse testemunho foi feito pelo pai de uma grande adoradora mexicana: Marcela Gandara. É de arrepiar!
Sem dúvida é um momento lindo quando Marcela adentra ao palco para cantar ao lado de Marcos Witt. Com sua voz linda e doce, temos Tu amor por mí, do CD Tu y yo. Ao piano, com um arranjo suave e muito bem colocado, é sem dúvida de se emocionar!
Prosseguindo, Marcela continua com Yo te busco. Arranjos que seguem o original, na mesma pegada. Um dueto lindo de Marcos com Marcela ficou perfeito. Impecável. Belíssimo momento. Com a oração ao final de gratidão e bênção sobre Marcela, sem dúvida, foi maravilhoso.
Continuamos com uma participação maravilhosa de Jesús Adrián Romero. Com o piano de Marcos, temos a belíssima interpretação de Temprano yo te buscaré, do CD Alabadle!. Adorei a interpretação, creio que sua voz combinou perfeitamente com a canção. Os arranjos impecáveis complementaram a maravilhosa canção.
Ainda com Jesús, temos uma belíssima canção, e com Marcos Witt ao piano. Tu mirada, do CD Venció. Sem dúvida, outro momento lindo e primoroso. O dueto de Jesús com Marcos é uma das melhores partes deste DVD, sem dúvida alguma. Ver dois grandes cantores e ministros é algo maravilhoso de se ver. Novamente, belos arranjos.
Com o sax maravilhoso de Rudy Rodriguez, temos Hermoso eres, do CD Poderoso. Uma participação bela de Coalo Zamorano, que foi backing vocal de Marcos em inúmeros álbuns, em dueto com Marcos Witt. Belíssima ministração de Coalo. Lindo momento.
Temos a participação primorosa de Danilo Montero, com Exáltate, do mesmo CD. Uma belíssima interpretação, com arranjos muito bem conduzidos, com Witt ao piano.
Continuando, temos o trio Marcos, Coalo e Danilo interpretando Mas el Dios de toda gracia, do CD Alabadle!. Um arranjo um pouco mais rápido, cheio do backing apoiando, a deixa bem interessante.
Na mesma pegada, continuamos com o trio a frente da belíssima Dios de pactos, do CD de mesmo nome. Uma interpretação rápida, mas que foi um momento belíssimo, já nos encaminhando para o final do DVD.
E claro que, pra encerrar, não haveria a menor possibilidade de não termos uma belíssima canção. Gracias, do CD Venció. Uma belíssima interpretação de Marcos junto de Marco Barrientos. Ver no palco esses maravilhosos intérpretes da música cristã latina é um presente para todos, sem dúvida. No final, a ministração de Marco sobre a igreja e sobre a vida de Marcos é maravilhosa e cheia do Espírito Santos!
Com todos no palco, Marcos canta Dios ha sido bueno, em um momento lindo com seus amigos, família e colegas de banda, encerrando com chave de ouro essa gravação.
Sem dúvida, esse foi um dos melhores trabalhos videográficos da música gospel mundial do ano de 2011. E, com certeza, comemorar as bodas de prata de ministério, é algo maravilhoso e mostra que realmente Deus tem sido bom e fiel com Marcos. Sem dúvida alguma, vale a pena passar essas mais de duas horas assistindo essa superprodução. Uma bênção, sem dúvidas!
Deus te abençoe!
@jonathacardoso
Ouças as músicas e saiba mais sobre: Marcos Witt
Veja também no Super Gospel:
- Leandro Soares lança “Não É o Fim da História” Uma canção carregada de esperança e fé
- MK Kalixto e Dany Groove lançam “A Missão de Uma Mãe Atípica”, um grito de fé e resistência para o dia das mães
- Bálsamo de Cura lança o single “Não Abra Mão” pela Bless Music: uma canção que renova a fé em tempos de escassez
- nedy Gomes lança “Mãe Atípica” pela Trindade Records: uma homenagem sensível e potente para o Dia das Mães

Jonatha Cardoso
Gaúcho, é membro do Ministério Encontros de Fé, de Novo Hamburgo (RS). É músico, toca teclado e bateria. Mas sua paixão mesmo é ouvir... Adora Hillsong, Ron Kenoly, Don Moen, Marcos Witt e outros cantores tradicionais. Nas horas vagas inclusive gosta de compor canções. Trabalha na área de Tecnologia da Informação e, por isso, está sempre conectado nas Redes Sociais e em seu blog.
Comentários
Para comentar, é preciso estar logado.
Faça seu Login ou Cadastre-se
Se preferir você pode Entrar com Facebook