Análises
Análise de Venció, um dos melhores álbuns de Marcos Wiit

É muito interessante perceber como dezenas de músicas de outros países – principalmente da Austrália, Estados Unidos e México – são versionadas no Brasil. Das 9 canções desse CD, 8 receberam versões em português (isso que eu não falo do CD Venceu, que são as mesmas músicas só que cantadas em português).
Pra começo de conversa temos Al que es digno. A conhecidíssima música, constantemente cantada em português é um louvor àquele que é digno de receber a glória e o louvor. A incomparável majestade de Jesus nos faz adorá-lo e exaltá-lo. Destaque para a (inédita) orquestra de metais.
Em seguida um ritmo contagiante conduz Alegrénse, que fala da obrigação de todos os cristãos: se alegrarem! Pra que choro? Nós confiamos no Senhor, portanto podemos jubilar. Ele está conosco. A música já recebeu várias versões por Paulo Figueiró.
“Mas Jonatha, tanto que você fala desse tal de Paulo Figueiró... Quem é ele?”
Meu querido, Paulo Figueiró é um grande ministro de louvor do Rio Grande do Sul, famoso nos anos 90. Entre vários que ajudaram no que é hoje o louvor gospel no Brasil, está ele. Daqui há um tempo eu faço a análise de uns discos dele, ok?
Bom, voltando ao nosso querido mexicano, continuamos o repertório com Venció. Uma bela introdução do baixo e da guitarra proclamam a vitória de Cristo sobre o diabo e toda potestade. Ele é o filho de Deus que não perde nenhuma batalha. Se você confiar nele, é vitória certa. Ele é o caminho, a vida e a verdade.
Em seguida uma bela música. Aleluya exalta o nosso Deus. Ele é bom, pois nos resgatou, nos perdoou e nos salvou. Em seguida temos um belo solo, contando com a participação da flauta, teclado, percussões e, claro, do povo de Deus.
Continuando, temos Amo a Cristo, que é um corinho bem simples: Amo a Cristo, amo a Cristo, ele é meu Deus e meu salvador. Amo a Cristo, amo a Cristo porque ele amou primeiro a mim.
Pra encerrar, uma reprise de Aleluya. Salienta-se que, pra variar, mais uma versão de Paulo Figueiró.
Paz, cuan dulce paz é a versão espanhola de um lindo hino da harpa cristã americana (Wonderful peace), com versões também em outras línguas. A versão original em espanhol, com cinco estrofes não é a mesma que Marcos canta. Mas não deixa de ser linda.
Só posso transcrevê-la aqui: “Bem no fundo de minh'alma há uma doce calma, que se espalha envolvendo o meu ser. É uma calma infinita que só poderão os amados de Deus compreender.” A paz que o Pai nos dá é mui doce. A paz que todos os homens procuram é a paz que nós temos a oportunidade de ter.
Já no português, existem várias versões de cantores, como a do cantor Marco Aurélio. Entretanto, a principal versão em português não consta, a princípio, em nenhum hinário.
A seguir temos Tu mirada. Uma das mais lindas canções de Marcos conhecidíssimas no Brasil fala que nós não podemos tentar esconder nada de nosso Pai. Ele vê, a um simples olhar, o nosso coração. Entretanto, esse mesmo olhar nos enche da paz dele, levando a nossa vida mais além. Muito mais do que podemos imaginar.
Na faixa seguinte entoamos Amante de ti, Señor, que fala da noiva que tem anseio de amar o seu noivo: Jesus Cristo. O nosso salvador conquistou o nosso coração. Destaque para os belos solos de sax.
Pra encerrar uma das mais belas canções de Marcos: Gracias. A única coisa que podemos fazer é agradecer ao Senhor Jesus, pois ele nos tomou em seus braços e nos deu a salvação, além de ter nos dado amor. É algo tão grande que nós só podemos dar a nossa canção a ele. Graças a ele, que deu sua vida na cruz, derramando o seu sangue, ele nos deu vida eterna, para que possamos morar na Nova Jerusalém.
Esse é um dos melhores álbuns – senão o melhor criado por Marcos Witt. Se você adora o belo estilo de dele, delicie-se com esse trabalho, que vai abençoar grandiosamente a sua vida!
Se você está sentindo falta da análise de algum cd, envie um e-mail para jonathaorkut@yahoo.com.br. Tão logo que eu puder, você poderá conhecer um pouco mais sobre o disco de seu gosto.
De minha parte, é isso...
Até a próxima!
Ouças as músicas e saiba mais sobre: Marcos Witt
Veja também no Super Gospel:
- MK Kalixto e Dany Groove lançam “A Missão de Uma Mãe Atípica”, um grito de fé e resistência para o dia das mães
- Bálsamo de Cura lança o single “Não Abra Mão” pela Bless Music: uma canção que renova a fé em tempos de escassez
- nedy Gomes lança “Mãe Atípica” pela Trindade Records: uma homenagem sensível e potente para o Dia das Mães
- Poetas Modernos retornam após 11 anos com o single “AZIDEIAÉPOKA”, pela Trindade Records

Jonatha Cardoso
Gaúcho, é membro do Ministério Encontros de Fé, de Novo Hamburgo (RS). É músico, toca teclado e bateria. Mas sua paixão mesmo é ouvir... Adora Hillsong, Ron Kenoly, Don Moen, Marcos Witt e outros cantores tradicionais. Nas horas vagas inclusive gosta de compor canções. Trabalha na área de Tecnologia da Informação e, por isso, está sempre conectado nas Redes Sociais e em seu blog.
Comentários
Para comentar, é preciso estar logado.
Faça seu Login ou Cadastre-se
Se preferir você pode Entrar com Facebook